loading

Sporting: Arte e classe de Liedson traídas pela indisciplina

Liedson, o ''levezinho'' do Sporting, volta a falhar um ''clássico'' luso, após suspensão de dois jogos decretada hoje pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sequência de uma agressão a Rossato, em Leiria.

O 16º melhor marcador da história do Sporting, com 83 golos, tem cumprido, nestas quase quatro épocas em Portugal, um percurso brilhante, mas, por vezes, atraiçoado pela indisciplina, que, qual sina, lhe volta a custar um jogo entre ''grandes''.

Desta vez, Liedson, melhor marcador do campeonato português em 2004/2005, com 25 golos, falha o encontro na ''casa'' do FC Porto, da 22ª jornada (também a recepção ao Estrela, na 21ª), onde se estreou em solo luso, em 2003/2004 (entrou, aos 53 minutos, para o lugar de Lourenço, na derrota por 4-1, na terceira ronda).

Nesse campeonato, o avançado ''leonino'' falhou apenas quatro das primeiras cinco jornadas, mas apenas porque o processo de adaptação ao Sporting ainda decorria.

Na temporada seguinte, em 2004/2005, o lado inquietante da sina de Liedson da Silva Muniz, de 29 anos, começou a ser desenhado: o ''peso-pesado'' dos goleadores falha três jogos (dois por castigo) e obriga o Sporting a antecipar o jogo com o Pampilhosa, para a Taça de Portugal, para que o avançado possa receber o Benfica e... marcar os dois golos da vitória sobre os ''encarnados'' (2-1).

O brasileiro, que já tinha sido expulso por acumulação de amarelos na recepção ao Marítimo (derrota do Sporting por 1-0) ''mancha'' uma página da sua carreira em Guimarães quando, com os ''leões'' em desvantagem no marcador (a equipa de Alvalade viria a vencer por 4-2, com um dos golos a ser apontado por Liedson), ''deita'' a mão na bola, ''leva'' amarelo e completa uma série de cinco, para desespero dos adeptos sportinguistas.

Num ''esquema'' entretanto já impossível de repetir, face à alteração dos regulamentos, o Sporting joga com o Pampilhosa para a Taça, Liedson ''limpa'' o castigo e defronta em Alvalade o Benfica, começando a sua saga goleadora frente aos benfiquistas.

A história voltou, porém, a repetir-se meses depois: na segunda volta, Liedson ''lembra-se'' de estoirar a bola, com esta já fora das quatro linhas, nos instantes finais da recepção ao Guimarães, e vê um amarelo que priva José Peseiro, treinador com quem as relações não eram as melhores, de o utilizar na Luz, no ''jogo do título''.

A 14 de Maio de 2005 - e depois de ter passado para a liderança na ronda anterior -, o Sporting precisava apenas de um empate para permanecer na frente da Liga, a uma jornada do fim, mas, sem Liedson, os ''leões'' cedem (0-1), ficam afastados do título, que ''oferecem'' ao Benfica, e traumatizados, a poucos dias da final da Taça UEFA, que viriam a perder, em pleno Estádio José Alvalade.

Em 2005/06, a saga de Liedson continua, mas desta vez por outros motivos: um castigo interno de Paulo Bento ao brasileiro coloca o jogador fora da recepção ao Guimarães e da visita... ao Dragão, onde o Sporting consegue, ainda assim, empatar (1-1).

Ainda na mesma época, na vitória em Coimbra (3-0), Liedson soma propositadamente o quinto amarelo, para falhar a recepção ao Gil Vicente (triunfo ''leonino'' por 2-0).

Na presente temporada, em que é o jogador mais indisciplinado do plantel do Sporting, Liedson ainda não tinha falhado qualquer jogo do campeonato, mas, na fase regular da Liga dos Campeões, viu três amarelos e falhou o decisivo jogo com o Inter de Milão, em San Siro, onde os ''leões'' viram sentenciado o ''adeus'' aos oitavos-de-final.

O ''levezinho'', capaz do melhor, mais vezes do que do pior, torna-se assim um ''case-study'' na arte de alvejar balizas contrárias, mas também na de ''guardar'' os castigos maioritariamente para os confrontos com os ''grandes''.

As ausências de Liedson na Liga:

- Época 2003/2004:
Académica - Sporting, 1ª jornada, 1-2
Sporting - Belenenses, 2ª, 4-2
Sporting - Nacional, 4ª, 2-0
Moreirense - Sporting, 5ª, 1-0
(Ausências por mera opção técnica)

- Época 2004/2005
Rio Ave - Sporting, 4ª, 0-0
Braga - Sporting, 31ª, 0-3 (Suplente não utilizado)
Benfica - Sporting, 33ª, 1-0 (castigado)

- Época 2005/2006
Sporting - Vitória de Guimarães, 12ª, 2-0
FC Porto - Sporting, 13ª, 1-1
(não jogou os dois jogos por castigo de Paulo Bento)
Sporting - Gil Vicente, 25ª, 2-0
(castigado)

- Época 2006/2007
Sporting - Estrela da Amadora, 21ª
FC Porto - Sporting, 22ª
(vai falhar os dois jogos por castigo)

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?