A UEFA decidiu abrir um inquérito aos incidentes de terça-feira à noite no jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões de futebol entre o Valência (Espanha) e o Inter Milão (Itália), que terminou empatado 0-0.
Da zaragata entre jogadores das duas equipas resultou um nariz partido para o jogador milanês Nicolas Burdisso, agredido pelo valenciano David Navarro, que lamentou de imediato o facto de ''ter perdido os nervos'' durante o encontro que valeu o apuramento da equipa espanhola.
O organismo que rege o futebol europeu comunicou hoje que o assunto será alvo de análise na próxima reunião da sua Comissão Disciplinar, marcada para 22 de Março, em Nyon.
A equipa do Valência, onde alinham os portugueses Miguel e Hugo Viana, passou aos quartos-de-final da competição mercê do empate a dois golos alcançado há duas semanas no jogo da primeira mão, em Milão.
Enquanto a imprensa espanhola atribui a origem da confusão em campo a Burdisso, o defesa argentino do Inter de Milão, a italiana qualifica os incidentes do jogo entre o Valência e a equipa de Luís Figo como uma ''vergonha'' para o futebol.
''Desilusão, raiva, fúria... tudo aconteceu na terrível noite valenciana'', titula o jornal italiano Corriere dello Sport, que vaticina sanções duras da UEFA para ambas as partes, ao mesmo tempo que destaca o jogo ''heróico'' da AS Roma, que terça-feira conquistou frente ao francês Lyon o apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões.
LUSA