O Benfica não desperdiçou hoje os 'brindes' de Sporting e FC Porto na quinta jornada da I Liga de futebol e assumiu o comando da competição, depois de derrotar o Sporting de Braga, por 3-1.
No estádio da Luz jogava-se a liderança do campeonato, depois do surpreendente empate do FC Porto (0-0 com o Tondela) e da derrota do Sporting (3-1 ante o Rio Ave), no domingo, e tanto benfiquistas como bracarenses podiam passar para a frente em caso de vitória.
Rui Vitória, privado dos seus melhores avançados na última semana, voltou a contar com um deles, o grego Mitroglou, que seria justamente decisivo na vitória, com dois golos na partida.
O primeiro, posicionando-se na perfeição para concluir um passe de Gonçalo Guedes, aos 27 minutos, e o segundo, aos 78, a concluir de cabeça uma jogada de ataque da equipa da 'águia'.
Pelo meio, Pizzi fizera o 2-0, aos 74, um resultado que já penalizava em excesso o bom trabalho dos 'arsenalistas' no campo do campeão nacional.
Rosic, aos 90, ainda atenuou uma derrota que acabou por ser pesada e na qual o técnico José Peseiro foi expulso, nos protestos após o segundo golo, quando reclamava um fora de jogo.
O Benfica chega aos 13 pontos, em 15 possíveis, e passa o Sporting, que marcou passo na ronda e continua com 12 pontos.
No domingo, o Rio Ave 'demoliu' o Sporting no primeiro tempo, com os golos de Tarantini (29), Guedes (36) e Gil Dias (43). O Sporting apenas respondeu aos 82, pelo holandês Bas Dost.
Atrás de Benfica e Sporting estão, com 10 pontos, estão Sporting de Braga, Rio Ave e FC Porto, que também 'fica mal' na 'fotografia' da jornada, ao empatar sem golos com o Tondela, lanterna-vermelha da prova.
O máximo goleador da I Liga, à quinta jornada, é o maliano Marega do Vitória de Guimarães, que totaliza quatro golos, o último dos quais conseguido no empate (1-1) cedido em casa, frente ao Belenenses, no sábado.
No campeonato dos que não lutam pelo título, o destaque é dos dois recém-promovidos, Desportivo de Chaves e Feirense, que seguem com nove pontos, em quinto e sexto, podendo entrar na luta pela Liga Europa, se mantiverem o andamento.
Os flavienses estão invictos - um feito que só o Benfica emula - e somaram três pontos em Arouca, com um golo solitário de Perdigão. A equipa de Santa Maria da Feira foi ao Bessa vencer o Boavista, por 2-1.
Ainda nesta ronda, o Paços de Ferreira goleou 4-1 o Vitória em Setúbal, o Estoril venceu o Moreirense, por 2-0, e no dérbi madeirense o Nacional ganhou ao Marítimo, também por 2-0.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.