Benfica e Sporting de Braga iniciam hoje as respectivas eliminatórias nos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol como únicas equipas lusas na ''Europa'', respectivamente com uma visita ao Paris Saint-Germain e a recepção ao Tottenham Hotspur.
No Parque dos Príncipes, os ''encarnados'' já devem contar com o defesa central brasileiro Luisão, ausente do último jogo da Liga portuguesa por castigo (1-0 nas Aves), frente a um PSG com o português Pauleta a titular, mas em grande crise no campeonato interno, ocupando o 18º lugar, o primeiro dos três de despromoção.
No Estádio Municipal de Braga, os ''arsenalistas'' recebem os ''Spurs'', que voltam a contar com o avançado irlandês Robbie Keane, suspenso na última ronda da ''Premiership'', mas sem os ''tocados'' Jermaine Jenas, Benoit Assou-Ekotto, Mido e Ledley King, além do português Ricardo Rocha, que já actuou esta temporada pelo Benfica e assim não pode reencontrar em campo a sua antiga equipa.
O treinador dos bracarenses, o antigo internacional Jorge Costa, vai ter o brasileiro Maciel à disposição, após ausência de três meses por lesão, e João Pinto, embora Frechaut esteja suspenso e Pedro Costa lesionado.
Enquanto Benfica e PSG nunca se encontraram em provas da UEFA, este será o terceiro jogo entre bracarenses e ingleses, tendo o Tottenham eliminado o Sporting de Braga na primeira ronda da UEFA de 1984/85, com um rotundo 9-0 no cômputo das duas partidas.
O detentor do troféu, Sevilha, actualmente num moralizador primeiro lugar da Liga espanhola, após bater o campeão FC Barcelona (2- 1), recebe também hoje o campeão ucraniano, Shakhtar Donetsk.
Outra das quatro equipas espanholas presentes neste lote de 16 ''sobreviventes'', o Celta de Vigo, começa a discutir um lugar nos quartos-de-final com os alemães do Werder Bremen, equipa em que actua o internacional português Hugo Almeida.
LUSA