A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins inicia no domingo frente à campeã europeia Espanha a sua participação no Mundial2016, que decorre até 01 de outubro em Iquique, no Chile, divulgou hoje a federação.
Superado o diferendo existente na programação da prova entre a Federação Internacional de Desportos de Patins (FIRS) e o comité organizador, o calendário do Mundial2016 foi finalmente divulgado a escassas horas do início da prova.
Inserida no grupo B, a seleção portuguesa abre a sua participação no domingo frente à Espanha (22:30 portuguesas), após o que defronta na segunda-feira a África do Sul (18:00) e na terça-feira a França (22:30).
A seleção portuguesa foi confrontada à sua chegada a Iquique, na quinta-feira, com a caricata situação de ainda não existir calendário definido para a competição, devido a um diferendo existente entre a FIRS e a organização da prova.
A FIRS decidiu disputar o Mundial no sistema de três grupos, utilizado pela última vez na Argentina, em 1998, mas esta recomendação foi recusada pela organização, que pretendia manter o formato das últimas edições, com quatro grupos, seguido de fase a eliminar.
Ficou decidido que a primeira fase seria disputada por três grupos, constituídos da seguinte forma:
Grupo A: Argentina – campeã mundial em título -, Itália, Egito, Brasil e Colômbia.
Grupo B: Portugal, Espanha, África do Sul e França.
Grupo C: Chile, Estados Unidos, Alemanha e Índia.