O Vitória de Guimarães venceu hoje o ‘vizinho’ Moreirense, por 1-0, com um golo do maliano Marega, e tirou partido da derrota do Rio Ave para ascender ao quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, liderada pelo Benfica.
Numa jornada em que os quatro primeiros classificados ganharam, o Benfica venceu o Desportivo de Chaves (2-0), o Sporting o Estoril-Praia (4-2), o FC Porto o Boavista (3-1) e o Sporting de Braga o Vitória de Setúbal (2-1), apenas o Rio Ave ‘descolou’ dos lugares europeus.
Um golo do maliano Marega, aos 79 minutos, permitiu ao Vitória de Guimarães vencer o dérbi em casa do Moreirense, que aos 33 minutos ficou reduzido a 10 unidades por expulsão de Neto.
O Paços de Ferreira conquistou a primeira vitória caseira na I Liga ao vencer o Rio Ave, por 2-1, somando o segundo triunfo consecutivo, num jogo emotivo e de resultado incerto.
Os locais, que igualaram os quatro triunfos dos vila-condenses na Capital do Móvel para o principal campeonato, inauguraram o marcador por Mateus, aos 16 minutos, Barnes fez o segundo, aos 19, respondendo já na segunda parte Wakaso, para o Rio Ave, aos 81.
Com este resultado, o Paços de Ferreira igualou o Vitória de Setúbal e o Belenenses, todos com oito pontos, ao passo que o Rio Ave deixou escapar o Sporting de Braga, com 13, e foi apanhado pelo Vitória de Guimarães, ambos com 10 pontos.
No Funchal, no jogo entre os últimos classificados, o Marítimo venceu o Tondela, por 2-0, na estreia no banco insular do treinador Daniel Ramos (ex-Santa Clara), que durante a semana substituiu o brasileiro Paulo César Gusmão.
Com golos de Éber Bessa, aos 27 minutos, e de Dyego Sousa, aos 45+2, o Marítimo somou a sua segunda vitória na Liga e ascendeu ao 12.º posto da tabela classificativa, com seis pontos.
O Tondela, que vinha de um moralizador empate em casa frente ao FC Porto (0-0), foi incapaz de tirar partido desse tónico e saiu dos Barreiros a ‘segurar’ a lanterna-vermelha de último.
Nas bancadas, a torcer pela antiga equipa, esteve o canadiano Alex Bunbury, o melhor marcador de sempre do Marítimo na I Liga, autor de 59 golos apontados na década de 1990.