O treinador Jesualdo Ferreira anteviu hoje dificuldades na visita do FC Porto ao terreno do Marítimo, domingo em jogo da 21ª jornada da Liga de futebol, lembrando que o adversário ''luta pela UEFA''.
Jesualdo Ferreira afirmou que o Marítimo, actual nono classificado, em igualdade pontual (28) com Belenenses e Nacional, é uma equipa que ''não está em banho-maria à espera do fim do campeonato''.
Digerida a eliminação da Liga dos Campeões, frente aos ingleses do Chelsea, a preocupação portista está já focada no Marítimo, seguindo a velha máxima de que ''o próximo jogo é sempre o mais difícil''.
''A margem que nós temos é zero'', considerou o treinador Jesualdo Ferreira, tal como tinha defendido antes do jogo da última ronda com o Sporting de Braga, frente a uma equipa ''complicada'' e a jogar num estádio tradicionalmente difícil.
Jesualdo Ferreira acredita que o Marítimo vai obrigar o FC Porto a ''jogar nos limites'' e a ''superar-se'', mas deixou o alerta de que ''é um jogo importante para o objectivo traçado, de vencer todos os jogos e ser campeão.
O treinador portista defendeu que com o decorrer do campeonato algumas equipas tem vindo a subir de rendimento, pelo que dificilmente se repetirão os resultados verificados nos jogos da primeira volta.
''Algumas equipas não estavam bem no início da prova, mas agora estão mais fortes e a levantar mais dificuldades'', referiu Jesualdo Ferreira, traçando já um cenário complicado para o ultimo terço do campeonato.
Jesualdo Ferreira adiantou que vai colocar frente ao Marítimo a equipa que achar que melhor desempenhará a missão de conquistar a vitória, sem nunca abdicar da perder a sua identidade e apenas com adaptações pontuais.
''às vezes temos que adaptar métodos às características dos adversários'', referiu o treinador, abordando e justificando ainda a inesperada equipa que apresentou frente ao Chelsea e que criou alguma polémica.
O treinador referiu não estar preocupado com o facto de Raul Meireles, Lisandro e Paulo Assunção falharem o jogo com o Sporting se virem mais um cartão amarelo, pois promete jogar a equipa que for a melhor para ganhar.
''Temos um plantel de mais de vinte jogadores e as escolhas são sempre feitas em função de ser constituída a equipa que melhor der garantias de seguir a estratégia delineada e vencer'', referiu Jesualdo Ferreira.
O treinador portista voltou a abordar o erro cometido por Helton no primeiro golo do Chelsea, ''assumido'' pelo guarda-redes, ''dando mostras de enorme carácter'', mas recordou que não foi por isso que o FC Porto foi eliminado.
''Quando o Chelsea fez o golo faltavam 45 minutos para o fim do jogo e nós não conseguimos resolver a eliminatória a nosso favor, apesar de termos feito todos os possíveis para procurar a vitória'''', referiu.
''O Helton cometeu de facto um erro que é, segundo creio, o primeiro ao serviço do FC Porto, mas também já garantiu sozinho, com algumas defesas de que ninguém fala, a conquista de outras tantas vitórias'', recordou.
O FC Porto treinou hoje à ''porta fechada'' no Centro de Estágios e Formação PortoGaia, no Olival, e do boletim clínico dos ''dragões'' constam Pedro Emanuel (tratamento), Anderson e Bosingwa (condicionado).
O plantel volta ao trabalho pelas 10:00 horas de sábado, no Estádio do Dragão, num apronto também previsto para decorrer à ''porta fechada'', que antecede o almoço nas instalações e a partida para a Madeira.
LUSA