Os extremos Carlitos e Eliseu são as duas novidades nos 18 jogadores do Belenenses convocados hoje para a recepção ao Nacional da Madeira, sábado, em jogo da 21ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Para este jogo, Jorge Jesus não poderá contar com Silas, que se encontra castigado depois de ter atingido uma série de cinco cartões amarelos, Ivan Djurdjevic, que recupera de papeira, e Costinha e Mano, lesionados.
Ficaram de fora, por opção, o defesa direito Sousa e o médio Pinheiro.
Apesar de ocupar o oitavo posto da Liga, com 28 pontos, Jorge Jesus reitera que o objectivo principal do Belenenses (manutenção) ''está quase alcançado'', mas não descarta a hipótese de atingir uma melhor posição.
''Se o Belenenses vencer todas as partidas até ao final do campeonato de certeza que figurará entre os primeiros cinco ou seis classificados'', sublinhou.
Segundo Jorge Jesus, o Belenenses e o Paços de Ferreira estão intrometidos na luta pela Europa ''por acaso'' e, como tal, não fazem dos jogos com equipas que lutam por um lugar na UEFA um objectivo.
''Vai ser um jogo difícil para os objectivos do Nacional, da União de Leiria, do Marítimo e do Braga, porque essas é que são as equipas que para mim têm mais possibilidades de defenderem uma posição europeia. Depois, o Belenenses e o Paços de Ferreira estão lá intrometidos por acaso e, como tal, não fazemos destes jogos um objectivo'', disse Jorge Jesus.
Para o técnico da formação do Restelo é ''melhor estar a jogar por um lugar europeu com esta responsabilidade do que descer de divisão quando os objectivos eram a Europa''.
''Nós temos consciência da equipa que possuímos e temos consciência das equipas que têm os outros. Sabemos que eles estão muito mais qualificados e em melhor posição para poder atacar esse objectivo'', frisou.
Neste momento apenas Belenenses e Braga podem conquistar o apuramento europeu directo por duas vias (Taça de Portugal e Liga), uma situação em que o treinador reconhece que o Belenenses não tem capacidades para continuar a caminhar nestes dois caminhos, optando por dar a preferência à Taça por poder ''conquistar um título''.
Belenenses e Nacional da Madeira, respectivamente sétimo e oitavo classificados em igualdade pontual (28), defrontam-se no sábado, às 19:45, no Estádio do Restelo, num jogo arbitrado pelo portuense Paulo Paraty.
Convocados:
- Guarda-Redes: Marco Gonçalves e Marco Aurélio.
- Defesas: Amaral, Rolando, Gaspar, Nivaldo e Rodrigo Alvim.
- Médios: Mancuso, Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, Cândido Costa, José Pedro e Dady.
- Avançados: Carlitos, Garcês, Eliseu, Roma e Fernando.
LUSA