O FC Porto, com um quarto triunfo consecutivo, 2-1 em visita ao Marítimo, manteve hoje a vantagem no topo da Liga de futebol, antes de receber o Sporting e de visitar o Benfica, imediatamente depois desta 21ª jornada.
No Funchal, golos do brasileiro Adriano e de Raúl Meireles, respectivamente aos 18 e 28 minutos, voltaram a colocar os ''dragões'' a nove pontos do terceiro classificado, Sporting, enquanto o Marítimo só reduziu a desvantagem aos 86 minutos, através do holandês Douglas.
A equipa madeirense está no oitavo lugar, a um ponto da União de Leiria, que visita segunda-feira o Benfica - agora a sete pontos do FC Porto -, mas os ''verde-rubros'' têm os mesmos pontos que os vizinhos do Nacional (nono classificado) e Naval 1º de Maio (10ª).
Na Figueira da Foz, sexta-feira, a equipa da casa ficou-se por um empate com o Boavista (11º) a um golo, apesar de ter estado a vencer desde os quatro minutos, com um golo de Saulo.
O polaco Kazmierczak, no último minuto da primeira parte, empatou o jogo e aumentou para nove o número de partidas das ''Panteras'' sem perder.
O Sporting de Braga, que hoje se ficou por um ''nulo'' (0-0) caseiro frente ao penúltimo classificado, Beira-Mar, segue no quarto lugar, já a 11 pontos do Sporting, mas ficou pressionado por Paços de Ferreira e Belenenses, respectivamente quinto e sexto posicionados, em igualdade e a um ponto de distância.
Os ''canarinhos'' visitaram a Académica de Coimbra e impuseram o terceiro ''chumbo'' (derrota) consecutivo aos ''estudantes'', por 2-0, com tentos de Medeiros, na própria baliza, e de Renato Queiroz, respectivamente aos nove e 80 minutos, seguindo a ''Briosa'' apenas cinco pontos a salvo do primeiro lugar de despromoção.
Sábado, no Restelo, os ''azuis'' voltaram aos triunfos no seu reduto, após dois desaires seguidos, batendo o Nacional igualmente por 2-0, com um penalti apontado aos 13 minutos por Zé Pedro, a igualar Liedson (Sporting) e Nei (Naval) no pódio dos melhores marcadores (oito golos), e outro tento de Dady, aos 41.
O Sporting, também sábado, encurtou provisoriamente para dois pontos a distância para o rival Benfica, ao vencer o Estrela da Amadora em casa, por 3-1, com golos de João Moutinho e um ''bis'' de Yannick Djaló, interrompendo uma série de três empates seguidos frente ao 12º classificado, que ficou ainda assim com mais cinco pontos que a Académica.
Por fim, num ''duelo de aflitos'', o antepenúltimo, Vitória de Setúbal, e o ''lanterna vermelha'', Desportivo das Aves, empataram a um golo, continuando sem vencer há nove e há cinco partidas, respectivamente, e seguem separados por escassos três pontos, com o Beira-Mar de permeio.
LUSA