O ciclista Rui Vinhas, vencedor da edição de 2016 da Volta a Portugal, vai receber o prémio Dragão de Ouro para atleta do ano do FC Porto, enquanto o futebolista André Silva foi nomeado revelação do ano, anunciou hoje o clube.
Rui Vinhas, um corredor de palmarés modesto, ganhou a Volta a Portugal de forma surpreendente ao serviço da W52-FC Porto, que se apresentava com o vencedor das duas edições anteriores, o espanhol Gustavo Veloso, segundo classificado final.
O avançado André Silva, que aos 20 anos se tornou o mais jovem jogador a conseguir um ‘hat-trick’ ao serviço da seleção portuguesa de futebol, vai ser distinguido como atleta revelação do ano.
O jogador, que segunda-feira marcou por três vezes na vitória de Portugal sobre as Ilhas Faroé (6-0), em jogo do Grupo B de apuramento para o Mundial2018, é um dos dois elementos da equipa de futebol na lista revelada hoje pelos ‘dragões’, que inclui também Danilo Pereira, eleito futebolista do ano.
No que a treinador diz respeito, o vencedor foi Luís Castro, que conduziu o FC Porto B a uma inédita conquista da II Liga de futebol na época 2015/2016.
Na cerimónia de entrega dos prémios, que terá lugar a 24 de outubro, no Coliseu do Porto, será ainda distinguida a equipa de basquetebol, que se sagrou campeã nacional na época de regresso à Liga.
Lista de galardoados:
Atleta do Ano: Rui Vinhas (Ciclismo)
Futebolista do Ano: Danilo Pereira
Jovem Atleta do Ano: Sara Filipa Pinto (Boxe)
Treinador do Ano: Luís Castro (Futebol)
Atleta de Alta Competição do Ano: Brad Tinsley (Basquetebol)
Atleta Amador do Ano: Torbjörn Blomdhal (Bilhar)
Atleta Revelação do Ano: André Silva (futebol)
Dirigente do Ano: Vítor Hugo
Funcionário do Ano: Isabel Aires
Projecto do Ano: W52-FC Porto-Porto Canal (ciclismo)
Parceiro: MEO
Casa do FC Porto Nacional: Cantanhede
Casa do FC Porto Internacional: Long Island (Estados Unidos)
Carreira: Celestino Oliveira
Recordação: Luís César
Sócio do Ano: Renato Barroso