O Sevilha, detentor da Taça UEFA em futebol, encontra nos quartos-de-final o Tottenham de Ricardo Rocha, ''carrasco'' do Sporting de Braga nos ''oitavos'', enquanto o Benfica ''sorri'' com o emparelhamento com o Espanyol de Barcelona.
O clube português disputa a primeira ''mão'' em Espanha, a 05 de Abril, apenas quatro dias depois da recepção ao FC Porto para o decisivo ''clássico'' da Liga portuguesa, recebendo depois a equipa do avançado uruguaio Walter Pandiani, autor de nove golos na prova, a 12 de Abril.
O Espanyol é, aparentemente, um adversário acessível aos desejos do Benfica (que, caso passe a eliminatória, encontra nas ''meias'' o vencedor do AZ Alkmaar-Werder Bremen) apesar de o nono posto ocupado pelo clube na tabela classificativa espanhola, ser escasso para o potencial do emblema de De La Pena, ex-glória do Barcelona, ou do avançado Raul Tamudo.
O Sevilha, vencedor da Taça UEFA na temporada passada e equipa do português Duda (derrotou, na final, o Middlesbrough, por 4-0), surge como grande favorito à vitória na prova e, o segundo lugar em igualdade com o líder Barcelona no campeonato espanhol, diz quase tudo da qualidade da equipa.
Os espanhóis sofreram para atingir esta fase da prova e precisaram quinta-feira de um golo de cabeça do guarda-redes Palop para levarem para prolongamento o jogo com o Shakhtar Donestsk, na Ucrânia.
O Tottenham é, no entanto, uma equipa perigosa e tipicamente inglesa, fazendo do ataque composto pelo irlandês Keane e búlgaro Berbatov (dois golos contra os minhotos, na segunda ''mão'') a sua grande arma.
O Werder Bremen, do internacional português Hugo Almeida, novamente decisivo no embate com o Celta de Vigo, e do ex-portista Diego, desloca-se na primeira ''mão'' à Holanda para confronto com o AZ Alkmaar (eliminou o Newcastle), equipa treinada pelo mítico Louis Van Gaal e que o Sporting eliminou nas meias-finais da Taça UEFA, em 2004/05.
As duas equipas perseguem os títulos nos seus países e são segundas classificadas das provas internas, sendo que o vencedor desta eliminatória jogará com Benfica ou Espanyol nas meias-finais da UEFA.
Bayer Leverkusen, sexto na Alemanha, eliminou os franceses do Lens, nos ''oitavos'' e prepara agora a recepção, na primeira ''mão'', aos espanhóis do Osasuna, ''carrascos'' do Glasgow Rangers, na fase anterior da prova.
- Programa dos oitavos-de-final:
AZ Alkmaar, Hol - Werder Bremen, Ale (Jogo 1) Bayer Leverkusen, Ale - Osasuna, Esp (Jogo 2) Sevilha FC, Esp - Tottenham, Ing (Jogo 3) Espanyol, Esp - Benfica, Por (Jogo 4) Os jogos dos quartos-de-final estão agendados para 05 e 12 de Abril.
- Programa das meias-finais:
vencedor 4 - vencedor 1 vencedor 2 - vencedor 3 Os jogos das meias-finais estão agendados para 26 de Abril e 03 de Maio.
A final disputa-se a 16 de Maio no Hampden Park, em Glasgow.
LUSA