O Benfica vai receber o Marítimo e o FC Porto desloca-se a Chaves na quarta eliminatória da Taça de Portugal, ditou hoje o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa.
Além destes dois encontros que opõem equipas da I Liga, o sorteio da próxima ronda determinou que o Sporting de Braga, detentor do troféu, recebe o Santa Clara, da II Liga, e que o Sporting joga em casa com o Praiense, do Campeonato de Portugal (terceiro escalão).
Depois de confrontos na terceira eliminatória com o 1.º de Dezembro e o Gafanha, equipas do Campeonato de Portugal, Benfica e FC Porto têm agora compromissos teoricamente mais complicados, sobretudo os 'dragões', com uma deslocação ao difícil terreno do Desportivo de Chaves, embora os 'azuis e brancos' só por uma vez ali tenham perdido, em 1988.
A última visita a Chaves aconteceu em 2010, precisamente na Taça de Portugal, e o FC Porto ganhou por 2-1. No entanto, a equipa flaviense, promovida esta época à primeira divisão, sofreu apenas uma derrota em casa esta época, perante o Benfica, e afigura-se como um obstáculo difícil de transpor para o FC Porto, finalista da época passada.
Para os 'encarnados', a receção ao Marítimo será também de grau de dificuldade mais elevado do que a visita ao 1.º de Dezembro, mas a história mostra igualmente que o Marítimo só ganhou um dos 44 jogos oficiais no Estádio da Luz, corria o ano de 1987.
Previstos para 20 de novembro, mas ainda sujeitos a alterações, estes jogos realizam-se após uma pausa no campeonato para compromissos das seleções e sensivelmente duas semanas depois do FC Porto-Benfica da 10.ª jornada da I Liga.
O Boavista-Vitória de Guimarães será o outro encontro entre equipas do primeiro escalão nestes 16 avos de final da Taça de Portugal, nos quais o Sporting de Braga e o Sporting se apresentam como favoritos na receção aos açorianos do Santa Clara e do Praiense.
A equipa de Ponta Delgada jogou três vezes em Braga e o melhor que conseguiu foi um empate, na sua última deslocação, em 2003, então em jogo da I Liga, ao passo que o conjunto da Praia da Vitória, da ilha Terceira, fará a sua estreia frente a um 'grande'.
O Praiense, líder da Série F do Campeonato de Portugal, com seis vitórias nem outras tantas jornadas, afastou o Farense, da II Liga, na terceira eliminatória.
De entre os resistentes do terceiro escalão, outros quatro, Benfica de Castelo Branco, Vilafranquense, Aljustrelense e Torreense jogam com equipas da I Liga, recebendo Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira, Tondela e Nacional, respetivamente.
O Real, 'tomba-gigantes' da terceira eliminatória, em que bateu o 'europeu' Arouca, recebe agora o Olhanense, último classificado da II Liga, que ainda não venceu no campeonato, acumulando um empate e 10 derrotas.
Também em casa, Oriental e Sanjoanense jogam com Leixões e Gil Vicente, do segundo escalão.