O internacional português Cristiano Ronaldo ''fabricou'' hoje os três primeiros golos do líder Manchester United, que venceu em casa o Bolton por 4-1, em encontro da 30ª jornada da Liga inglesa de futebol.
O extremo luso efectuou as assistências para os tentos de Ji- Sung Park (14 minutos) e Wayne Rooney (17) e esteve na origem do terceiro, com um remate fortíssimo de fora da área, que permitiu o ''bis'' ao sul-coreano (25), na recarga a uma defesa incompleta do guarda-redes finlandês Jaaskelainen.
Já com Cristiano Ronaldo a descansar - foi substituído aos 70 minutos, por Alan Smith -, Wayne Rooney também ''bisou'', com um tento aos 74 minutos. O golo de honra do Bolton foi marcado por Gary Speed, de grande penalidade, aos 86 minutos.
Apesar do bom resultado, o Manchester United sofreu um revés, ao perder o contributo do seu ''capitão'' Gary Neville para as próximas semanas, face a uma lesão sofrida nos momentos iniciais da partida, que o obrigou a sair, sendo substituído por Wes Brown.
O festival de Cristiano Ronaldo começou logo aos 14 minutos, quando o português ''pegou'' na bola no meio-campo, rompeu pelo lado esquerdo e, já dentro da área, assistiu o coreano Park, que só teve que encostar para o primeiro golo da formação de Old Trafford.
Três minutos depois, o internacional luso arrancou da sua área, após um canto favorável ao Bolton, e, após uma grande correria, isolou Wayne Rooney, que, com grande classe, ''picou'' a bola por cima de Jaaskelainen.
Numa primeira parte impressionante, Cristiano Ronaldo arrancou novamente com a bola dominada e disparou de fora da área, aos 25 minutos, com o guardião finlandês a defender para a frente e a ''oferecer'' novo golo a Ji-Sung Park.
Antes de receber uma grande ovação do público de Old Trafford, quando saiu, aos 70 minutos, Ronaldo ainda tentou inscrever o seu nome na lista dos marcadores, mas não conseguiu acertar na baliza do Bolton, depois de nova jogada individual (55 minutos).
Com esta vitória, e quando faltam oito jornadas para o final da prova, o Manchester United deverá manter seis pontos de avanço sobre o Chelsea, que, ao intervalo, vence em casa o Sheffield United por 2-0, com golos de Shevchenko e Kalou.
LUSA