Um golo de grande penalidade, de Pedro Santos, foi a forma encontrada hoje pelo Sporting de Braga para conseguir um justo triunfo sobre o Desportivo de Chaves e juntar-se ao Sporting no terceiro lugar da I liga de futebol.
O único golo da partida que encerrou a oitava jornada surgiu aos 56 minutos, na transformação de um penálti que puniu uma mão de Rafael Assis na área e quase se poderia dizer que, num jogo pobre, só de bola parada alguma das equipas poderia marcar.
A melhor oportunidade para os flavienses surgiu um pouco antes, aos 49, com Paulinho a rematar à barra num livre direto e, aos 90+3, na última jogada da partida, Vukcevic teve nos pés o empate, mas rematou ao lado.
É verdade que os minhotos estão agora colados ao Sporting na terceira posição, ambos com 17 pontos, mas o futebol praticado pela equipa orientada por José Peseiro ainda deixa muito a desejar.
O Sporting de Braga vinha de um empate abaixo das expetativas na Turquia, diante do Konyaspor, para a Liga Europa, o que motivou inclusivamente reparos públicos do presidente, António Salvador, à atitude e concentração dos jogadores.
Mas a equipa, com o jovem 'bê' Xeka a titular (em vez do lesionado Mauro), apresentou-se de forma lenta, previsível e sobre ‘brasas’, de que foram exemplo os cartões amarelos a Vukcevic (19) e Rosic (21), por palavras e reações intempestivas em relação ao árbitro Bruno Paixão.
O Desportivo de Chaves, com várias baixas, casos de Battaglia e Fábio Martins, jogadores emprestados pelo Braga, além de jogadores lesionados, não soube aproveitar o nervosismo dos bracarenses, tendo-se revelado inofensivo durante quase todo o jogo.
O primeiro lance de perigo do jogo pertenceu aos minhotos, com Ricardo Horta, após boa jogada individual, a obrigar Ricardo a grande defesa (11).
O primeiro período foi confrangedor de parte a parte, mas ainda assim, noutros dois lances, o Sporting de Braga esteve muito perto de inaugurar o marcador.
Aos 38, Vukcevic atirou à barra depois de jogada de insistência de Marcelo Goiano pela direita e, dois minutos depois, Pedro Santos, na cara de Ricardo, desviou contra o guarda-redes.
Logo após o reatamento, o Desportivo de Chaves também enviou uma bola à barra, por Paulinho, na conversão de um livre direto (49).
Contudo, pouco depois, na sequência de um lance com várias oportunidades, o árbitro considerou que Rafael Assis cortou com a mão um remate de Rui Fonte e assinalou grande penalidade que Pedro Santos converteu no único golo da partida (56).
Os flavienses reagiram, muito graças a Vukcevic, o extremo montenegrino que passou pelo Sporting, mas tinham dificuldades em criar situações claras de golo.
A melhor, mesmo no ‘cair do pano’, pertenceu ao esquerdino, mas o remate cruzado, já bem dentro da área, saiu ao lado para desespero dos transmontanos, que foram batidos pela segunda vez no campeonato, depois da derrota com o líder e tricampeão Benfica.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.