O defesa Ricardo, do Paços de Ferreira, justificou hoje o regresso à seleção de Cabo Verde com a ambição de poder ainda disputar uma grande competição internacional de futebol.
Ricardo, de 36 anos, voltou a vestir a camisola de Cabo Verde no início do mês (dia 08), num jogo no Senegal (derrota por 2-0) de apuramento para o Mundial2018, na Rússia, mais de três anos depois de ter decidido abandonar a seleção daquele país de língua oficial portuguesa.
"Na caminhada para o CAN [Campeonato das Nações Africanas] 2013, as pessoas entenderam que poderia ser importante numa eliminatória diante dos Camarões e, felizmente, as coisas correram bem, para mim e para Cabo Verde, mas, depois, achei que a seleção estava bem entregue e acabei por abdicar", recordou Ricardo à agência Lusa.
Nesse ano de 2013, o experiente defesa acabou por festejar o inédito terceiro lugar do Paços de Ferreira na I Liga portuguesa e, à distância, ficou a torcer pelos ‘Tubarões Azuis’, nome pelo qual também é conhecida a seleção de Cabo Verde, derrotados nos quartos-de-final pelo Gana (2-0).
"Entretanto, este ano, o selecionador Lúcio Antunes, responsável por essa primeira qualificação de Cabo Verde para o CAN, ligou-me a pedir o meu contributo e, depois de ponderar, dei-me conta de que, mais ano, menos ano, a minha carreira chega ao fim e que devo aproveitar tudo até à ‘última gota’", acrescentou.
Além do "orgulho enorme" de voltar a representar Cabo Verde, Ricardo deu conta da "grande ambição de ainda poder disputar uma grande competição internacional".
"As pessoas podem dizer que é Cabo Verde e que é África, mas a seleção tem grandes jogadores e há também seleções africanas de grande qualidade", defendeu.
Cabo Verde integra o Grupo D juntamente com Senegal, Burkina Faso e África do Sul, e só o primeiro classificado tem garantido o apuramento direto para o Mundial2018.
"Sabemos do que somos capazes e estamos dispostos a ir à luta. Só passa uma equipa, mas a ambição é grande e ainda faltam cinco jogos", concluiu Ricardo.
No próximo jogo de qualificação, a 07 de novembro, Cabo Verde recebe a seleção de Burkino Faso.