O Belenenses ascendeu hoje, de forma provisória, ao quarto lugar da Liga portuguesa de futebol, ao vencer fora o Paços de Ferreira (2-0), que não perdia há mais um ano na Mata Real, em encontro da 22ª jornada.
Um golo de Cândido Costa, a acabar a primeira metade, e outro do avançado cabo-verdiano Dady, aos 77 minutos, valeram o triunfo ao conjunto do Restelo, que ultrapassou o ''onze'' de José Mota e o Sporting de Braga, anfitrião terça-feira da Naval.
A formação liderada por Jorge Jesus, que só ficou na Liga principal de forma administrativa, devido ao ''caso Mateus'', somou o sexto triunfo em reduto alheio, frente a uma equipa que não perdia em casa desde 27 de Janeiro de 2006 (0-1 com o Boavista).
No que respeita aos outros jogos de um dia com 12 golos, destaque para o facto de tudo ter ficado na mesma em relação aos lugares de descida, face aos empates de Académica, Vitória de Setúbal, Beira-Mar e Desportivo das Aves, os quatro últimos classificados.
Desta forma, os ''estudantes'' foram os maiores beneficiados, já que continuam com cinco pontos de avanço em relação à ''linha de água'', depois de, com 10 jogadores, terem salvo um ponto no reduto do ''lanterna vermelha'' Desportivo das Aves (2-2).
O conjunto de Manuel Machado adiantou-se no marcador, com um tento do senegalês Dame (38 minutos), mas Jorge Ribeiro (72) e Hernâni (85) viraram o resultado, antes de Filipe Teixeira estabelecer a igualdade final, já aos 90 minutos.
Acima dos lugares de despromoção, manteve-se igualmente o Vitória de Setúbal, que, também com 10 e um golo no final, apontado pelo veterano ganês Ayew (92 minutos), conseguiu um ponto em Leiria, onde a União foi incapaz de segurar o tento do camaronês N'Gal (52).
Por seu lado, o Beira-Mar viveu um jogo semelhante ao da ''Briosa'': esteve a vencer, com um tento de André Leão (22 minutos), deixou-se ultrapassar pelo Marítimo, que virou o jogo com tentos do uruguaio Lipatin (83) e do zambiano Mbesuma (85), mas ainda resgatou um ponto, graças ao ''capitão'', o paraguaio Alcaraz (90).
No que respeita à luta pelo título, o Sporting relançou-se sábado na corrida, ao vencer de forma convincente por 1-0 no reduto do líder FC Porto, o que já não acontecia há 10 anos, graças a um livre directo superiormente apontado pelo chileno Rodrigo Tello.
Com este tento, marcado aos 72 minutos, os ''leões'' colocaram- se a seis pontos dos ''azuis e brancos'' e, provisoriamente, a dois do Benfica, que, por seu lado, ficou a depender apenas de si próprio para chegar ao seu 32ª título nacional.
A formação comandada por Fernando Santos desloca-se segunda- feira à Amadora e, se vencer, coloca-se a um escasso ponto dos detentores do ceptro, isto em vésperas de receber o FC Porto, num embate marcado para 01 de Abril.
A ronda 22 iniciou-se sexta-feira, com o triunfo caseiro do Nacional sobre o Boavista, com tentos de Ricardo Fernandes (08 minutos) e do brasileiro Juliano Spadacio (37), que relançou os insulares na corrida a nova presença na Taça UEFA.
LUSA