loading

Hugo Viana engrossa lista de candidatos ao posto de Deco

Hugo Viana engrossou hoje a lista de candidatos assumidos - ainda que de forma ténue - ao lugar deixado vago pelo estratego Deco na selecção portuguesa de futebol para o decisivo jogo com a Bélgica, de qualificação para o Euro2008.

Hugo Viana engrossa lista de candidatos ao posto de Deco

Um dia depois de Tiago ter expressado disponibilidade para desempenhar as funções do ''cérebro'' da vice-campeã europeia, Hugo Viana socorreu-se do bom momento de forma que atravessa para se candidatar ao lugar de Deco, que foi operado segunda-feira à mão direita e vai falhar a dupla ronda de apuramento no grupo A.

''Trabalhamos para ser titulares e, se (o seleccionador Luiz Felipe Scolari) me escolher, farei o melhor possível, até porque estou a atravessar um bom momento no Valência'', defendeu Hugo Viana em conferência de imprensa realizada no Estádio Nacional, em Oeiras.

O médio ignora se o facto de já ter actuado na posição ''10'' pode favorecê-lo em relação à concorrência - além Tiago, o jovem João Moutinho é outro forte candidato - e preferiu concentrar a sua atenção no adversário de sábado, no Estádio José de Alvalade, e da quarta- feira seguinte, em Belgrado, onde defrontará a Sérvia.

''(Se não ganharmos) a qualificação torna-se muito mais complicada. Se estivermos ao nosso nível, são dois jogos que podemos vencer, pois sentimo-nos capazes de ultrapassar qualquer selecção mundial'', sustentou o médio, lembrando que ''Portugal não vence a Bélgica há muito tempo''.

A equipa das ''quinas'' nunca bateu a Bélgica em jogos oficiais (três empates e outras tantas derrotas), mas o avançado Marco Almeida alertou para o facto de a equipa visitante ''ficar praticamente fora da fase final'' caso perca em Portugal, o que aumenta as dificuldades.

O ponta-de-lança rejeitou a tese segundo a qual o momento de forma menos positivo dos colegas de sector Nuno Gomes e Hélder Postiga o favorecer na luta pela titularidade, bem como a elevada estatura dos jogadores belgas propiciar a inclusão do mais possante avançado luso.

''Todos temos altos e baixos. Somos três jogadores completamente diferentes e não é por os belgas serem muito altos que isso aumenta a possibilidade de ser titular'', justificou Hugo Almeida, que, apesar da moderação, aponta para objectivos elevados.

O avançado confessou o desejo de suceder a Pauleta como o melhor marcador da selecção portuguesa (o açoriano terminou a carreira internacional com 47 golos) e garantiu que se há pessoa que não questiona o seu valor é o brasileiro Scolari.

''Espero sempre pela oportunidade de vir à selecção A e, apesar de ainda ser muito cedo, gostava de ser um dia o melhor marcador.

Scolari não tem dúvidas sobre o meu valor, pois foi ele que me convocou pela primeira vez, ainda estava na União de Leiria'', recordou Hugo Almeida.

Hugo Viana pareceu querer encerrar o polémico capítulo aberto pelas declarações do guarda-redes belga Stijn Stijnen, que terá alegadamente manifestado à imprensa local a intenção de colocar o avançado português Cristiano Ronaldo fora de campo o mais rapidamente possível, numa maca.

''Foram declarações anormais, mas já têm alguns dias e é tempo de pensar no jogo e deixar de falar tanto. O jogo é o mais importante e essas declarações não nos afectam. Desde ontem, estamos concentrados apenas no trabalho'', concluiu o médio.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?