A Câmara Municipal de Oeiras e o Comité Olímpico de Portugal (COP) homenagearam hoje atletas que estiveram nos Jogos Rio2016 com o descerramento de placas no chamado ‘passeio da fama' situado no porto de abrigo e de lazer do município.
A cerimónia que contou com a presença de alguns velejadores olímpicos, de José Manuel Constantino, presidente do COP, de Paulo Vistas, presidente da câmara, Rosa Mota, antiga campeã olímpica da maratona, e de Nuno Laurentino, antigo nadador e assessor da secretaria de Estado da Juventude e Desporto.
Foram descerradas cinco placas com os nomes de atletas olímpicos ligados às modalidades náuticas: Os velejadores João Lima, José Costa, João Rodrigues, Gustavo Lima e Sara Carmo e os canoístas Fernando Pimenta, Emanuel Silva, Teresa Portela, João Ribeiro, David Fernandes e José Carvalho foram os nomes que ficaram gravados em cinco lajes a descoberto.
"Sinto-me orgulhoso de ter aqui o meu nome. Isto serve para incentivar os mais jovens a praticar desportos náuticos", disse a velejadora Sara Carmo.
"É uma grande honra para Oeiras realizarmos esta homenagem. Acima de tudo, é uma forma de agradecermos aos atletas o que tem feito em prol do desporto nacional. E também é uma forma de perpetuarmos os seus feitos nos Jogos Olímpicos", enalteceu Paulo Vistas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
A iniciativa nasceu em 2008 no âmbito do projeto Oeiras Viva, da qual era responsável, na altura, José Manuel Constantino.
"Quero agradecer à empresa Oeiras Viva a realização desta iniciativa, que arrancou em 2008. É uma forma de homenagearmos os atletas olímpicos ligados às modalidades náuticas e oxalá que em 2020 possamos aqui estar novamente, desejou Constantino.
"Portugal tem muita tradição nas chamadas modalidades náuticas e condições naturais invulgares para a prática destas modalidades”, sublinhou o líder do COP, recordando o facto de a primeira medalha olímpica na vela ter sido conquistada nos Jogos de Londres de 1948 pelos irmãos Duarte e Fernando Bello.
A vela arrebatou para Portugal quatro medalhas: duas de prata e duas de bronze, sendo uma das mais galardoadas modalidades olímpicas nacionais.