O Sporting é o ‘grande’ com a tarefa mais facilitada na quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, defrontando na quinta-feira o Praiense, do terceiro escalão, enquanto os rivais Benfica e FC Porto cruzam-se com dois primodivisionários.
O tricampeão nacional e líder isolado da I Liga recebe no sábado o Marítimo, nono classificado, enquanto o FC Porto, finalista vencido da prova na época passada, e segundo colocado do campeonato, joga na sexta-feira no estádio do Desportivo de Chaves, sexto no escalão principal.
O Sporting de Braga, que na temporada anterior conquistou o o segundo troféu mais importante do futebol português, foi mais afortunado, recebendo nos 16 avos de final da competição o Santa Clara, quarto na II Liga, no domingo.
Depois de um triunfo por 3-1 no recinto da ‘terciária’ Oliveirense na ronda anterior, na qual ‘entraram em cena’ os primodivisionários, o Braga terá pela frente uma equipa com mais argumentos, ainda que os minhotos, praticamente na máxima força, sejam favoritos incontestados.
O Benfica, recordista de triunfos na Taça de Portugal, com 25 títulos - mais nove do que FC Porto e Sporting -, apresenta-se com alguns ‘reforços’ frente aos madeirenses, graças às recuperações de Rafa e Fejsa, ainda que tenha perdido André Horta, lesionado ao serviço da seleção de sub-21.
Apesar do bom desempenho na I Liga, que lidera com cinco pontos de vantagem sobre FC Porto e Sporting, os ‘encarnados’ já apanharam um susto nesta edição da prova, ao vencerem por apenas 2-1 no reduto do 1.º de Dezembro, da terceira divisão, graças a um golo do ‘capitão’ Luisão, aos 90+6 minutos.
O Sporting também passou pela margem mínima (1-0) na eliminatória anterior, no estádio do Famalicão, num jogo em que alinhou com uma equipa composta por habituais suplentes, o que deverá acontecer também com o Praiense, líder da Série F do Campeonato de Portugal, no primeiro confronto entre os dois clubes.
A tarefa, aparentemente, mais complicada está reservada ao FC Porto, que visita o Chaves, com apenas uma derrota sofrida nos cinco jogos disputados em casa, frente ao Benfica (2-0), num jogo em que os ‘dragões’ têm em dúvida o goleador André Silva.
Além dos jogos do Benfica e do FC Porto, a quarta eliminatória da Taça de Portugal, que arrancou no domingo passado, com a vitória do Sporting da Covilhã no estádio do Varzim, por 1-0, apresenta apenas mais um embate entre equipa da I Liga, o Boavista-Vitória de Guimarães.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.