A AD Sanjoanense, do terceiro escalão, qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer em casa o Gil Vicente, da II Liga, por 1-0, graças a um autogolo.
O tento que permitiu a passagem da equipa do Campeonato de Portugal à quinta eliminatória da competição surgiu aos 28 minutos, num azar de Ricardinho, tendo ainda a equipa da casa desperdiçado uma grande penalidade na segunda parte.
A primeira oportunidade do encontro aconteceu aos 16 minutos, com André Pereira a aproveitar um mau atraso de Arthur para, dentro da grande área, rematar ao lado da baliza de Vozinha.
No minuto seguinte, o Gil Vicente respondeu, com Avto a rematar cruzado já dentro da grande área, para uma defesa apertada de João Silva.
A Sanjoanense chegou à vantagem aos 28 minutos, graças a um cruzamento de Pardal que Elísio desviou de cabeça, com a bola a embater em Ricardinho e a trair o guarda-redes Vozinha.
Já em cima do intervalo, os ‘alvinegros' poderiam ter aumentado a vantagem, com um cabeceamento de Rafael que tirou tinta à trave da baliza do Gil Vicente.
Aos 52 minutos, a equipa da casa voltou a criar perigo, desta vez num contra ataque de Gradíssimo, que conduziu a bola desde o meio campo até à entrada da área, para depois rematar por cima da barra.
Nove minutos depois, Vançan fez falta na área sobre Ruben Neves e o árbitro assinalou penálti, mas Rafael desperdiçou a oportunidade de aumentar a vantagem dos ‘alvinegros’, ao permitir a defesa de Vozinha.
No minuto seguinte, Avto dispõs da melhor oportunidade dos gilistas para igualar a partida, ao aparecer na cara de João Silva, mas para rematar ao lado.
A expulsão do local Vinicius, aos 72 minutos, por acumulação de amarelos, galvanizou a equipa minhota, que começou a crescer no jogo.
Já em tempo de descontos, um livre lateral de Paulinho deu origem a confusão dentro da área da Sanjoanense, que acabou com uma defesa de João Silva a evitar o empate.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.