loading

Euro 2008: Scolari satisfeito com empate na Sérvia e situação no grupo

O seleccionador português de futebol Luiz Felipe Scolari, qualificou hoje o empate 1-1 na Sérvia como um ''bom resultado'', que deixa a vice-campeã europeia em ''situação razoável'' no grupo A de qualificação para o Euro2008.

Euro 2008: Scolari satisfeito com empate na Sérvia e situação no grupo

O treinador brasileiro manifestou-se ''satisfeito'' com o empate, por entender que ''Portugal também não fez muito mais que a Sérvia para vencer'' o encontro disputado no estádio do Estrela Vermelha, em Belgrado, onde ''o principal foi atingido''.

''Estou satisfeito. O empate foi um bom resultado, entre duas equipas muito semelhantes, que nos deixa em situação razoável na classificação do grupo, entre os três primeiros colocados'', sustentou Scolari, alertando que ''é preciso dar sequência'' nos próximos jogos.

Scolari desvalorizou a actuação do médio Tiago, autor do golo português em Belgrado, aos cinco minutos, e da melhor exibição da equipa das ''quinas'', preferindo destacar o ''trinco'' Petit, ''um dos melhores neste jogo, mesmo debilitado fisicamente''.

O técnico explicou a escolha do avançado Simão para a equipa titular, em detrimento de Quaresma, alegando que ''é o titular da posição'' e atravessa um ''momento de forma espectacular na selecção e no seu clube'', permitindo ainda que Portugal ''trabalhe um pouco mais a bola''.

O espanhol Javier Clemente, seleccionador sérvio, não escondeu o espanto que lhe provocou a escolha de Scolari, até porque tinha tido preocupações redobradas com os seus defesas laterais, para se precaver da ''velocidade e habilidade'' de Quaresma e Ronaldo.

''Surpreendeu-me, pois esperava que jogassem com Ronaldo e Quaresma. Não pensei que pudesse jogar o Simão, pois esperava a equipa que apresentaram sábado'', na goleada por 4-0 à Bélgica, em Lisboa, revelou Javier Clemente.

O seleccionador português questionou ''algumas decisões do árbitro'' francês Bertrand Layec, em especial o que considerou terem sido ''duas grandes penalidades'' cometidas sobre jogadores lusos, lamentando ''as oportunidades perdidas no segundo tempo''.

Scolari defendeu que Portugal e Sérvia vão ''discutir palmo a palmo a qualificação'', lembrando que a equipa lusa defronta os principais adversários em casa, mas advertindo para os perigos de encontros com equipas consideradas mais fracas: ''Vejam os pontos que se perderam com Cazaquistão e Azerbaijão''.

Javier Clemente confessou ''não entender'' esta análise do seleccionador de Portugal, pois acha que ''a qualificação é conseguida tanto nos jogos fáceis como nos difíceis'', salientando que ''é muito complicado ganhar dois jogos seguidos neste grupo''.

O espanhol sustentou que a Servia ''esteve melhor na primeira parte'' mas reconheceu a superioridade portuguesa no segundo período, justificando que substituiu Jankovic, autor do solitário golo sérvio, e Stnakovic devido a lesão.

Portugal ascendeu à segunda posição do grupo A, em igualdade pontual com a Sérvia e a Finlândia, beneficiando da inesperada derrota sofrida hoje pelos nórdicos no Azerbaijão (1-0), todos a cinco pontos da líder Polónia, que se impôs por 1-0 na recepção à Arménia.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?