loading

Bwin Liga: Benfica à procura do topo, Sporting atento

O Benfica, segundo classificado, pode alcançar domingo pela primeira vez esta época o topo da Liga portuguesa de futebol se vencer, no ''inferno'' da Luz, o líder FC Porto, no ''clássico'' da 23ª jornada.

Bwin Liga: Benfica à procura do topo, Sporting atento

Com apenas um ponto de desvantagem, a formação ''encarnada'', que vem de uma série de cinco vitórias consecutivas para o campeonato, tem uma oportunidade de ''ouro'' para ultrapassar os campeões nacionais e ''vingar'' a ingrata derrota (3-2) da primeira volta, no Dragão.

A oitos jogos do final, o Benfica, que ainda não sofreu qualquer derrota esta temporada no Estádio da Luz em jogos a contar para a Liga (só empatou 0-0 com o Boavista), poderá colocar-se na ''pole position'' para atingir o 32º título da sua história.

Por seu turno, o FC Porto, que vem de uma derrota (1-0) e de exibição pouco convincente frente ao Sporting, em casa, precisa apenas de um empate para continuar a liderar a Liga, sendo que uma vitória poderá incutir moral aos homens liderados por Jesualdo Ferreira e apaziguar as relações com os adeptos.

A seis pontos dos ''dragões'' e a cinco das ''águias'', um Sporting renascido, que quando entrar em campo já saberá o resultado do ''clássico'', defronta, em Alvalade, o Beira-Mar, no encontro de encerramento da jornada (segunda-feira), com a garantia, em caso de vitória, de aproximação a Benfica ou FC Porto.

Frente aos aveirenses, Paulo Bento não vai poder contar pela primeira vez esta época, devido a castigo, com João Moutinho, titular em todos os encontros dos ''leões'' esta temporada, mas, em contra partida, poderá utilizar o avançado Liedson, que ficou de fora nas últimas duas partidas igualmente por castigo.

Em Lisboa, a equipa de Paço Soler, que não vence há seis jornadas, joga mais uma ''final'' na luta à fuga aos lugares de despromoção, partindo para esta ronda na penúltima posição, a apenas um ponto do Vitória de Setúbal (14º), primeira equipa acima da ''linha de água''.

Num embate entre candidatos à Europa, o Sporting de Braga (quarto classificado), que vem de uma vitória (2-1) sofrida sobre a Naval 1º de Maio, visita sábado o sempre difícil terreno do Marítimo (nono), numa partida que os madeirenses são obrigados a vencer para não perder o ''comboio'' de seis equipas que, neste momento, lutam por um lugar nas competições da UEFA na próxima época.

A 23ª ronda abre sexta-feira, com um motivado Belenenses (quinta posição e semi-finalista da Taça de Portugal) a receber no Restelo o ''lanterna vermelha'' Desportivo da Aves, depois de, na jornada passada, ter imposto a primeira derrota caseira (0-2), em mais de um ano, ao Paços de Ferreira.

No mesmo dia, a equipa de José Mota, sexta classificada, viaja ao Estádio da Bessa, onde vai encontrar o ''rei'' dos empates (10), o Boavista (11º), que, por seu lado, espera voltar aos triunfos, depois de ter saído derrotado do campo do Nacional.

Após o triunfo frente à formação de Jaime Pacheco, que relançou a candidatura da equipa da Choupana aos lugares da UEFA, o Nacional (agora sétimo) desloca-se domingo à Figueira da Foz, onde encontra uma Naval 1º de Maio (10º posicionado) que vem de duas derrotas consecutivas, depois de ter sido considerada a equipa surpresa durante o início da Liga.

Igualmente domingo, em Coimbra, a Académica (13ª classificada), que não vence há cinco jogos, vai tentar voltar aos triunfos frente à União de Leiria, equipa que deu um verdadeiro ''trambolhão'' na tabela nas últimas rondas (é agora oitava, depois de já ter ocupado a quinta posição), necessitando urgentemente de uma vitória que a relance na luta europeia.

No terceiro encontro da tarde de domingo, o problemático Vitória de Setúbal, novamente a viver uma temporada com graves problemas financeiros, recebe no Bonfim o tranquilo Estrela da Amadora, que ocupa a 12ª posição, com mais nove pontos que os setubalenses.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?