Um golo de Pedro Bonifácio, nas compensações, permitiu hoje ao Torreense, do Campeonato de Portugal, vencer por 1-0 na receção ao Nacional, da I Liga, e apurar-se para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol.
O avançado já tinha desperdiçado duas ocasiões soberanas para adiantar a formação de Torres Vedras nos últimos 10 minutos, a mais flagrante das quais numa grande penalidade, mas acabou por redimir-se, aos 90+1, e colocou o Torreense na próxima ronda da ‘prova rainha’.
Por seu lado, o primodivisionário Nacional, que terminou o encontro reduzido a nove elementos, por expulsão dos laterais Sequeira, aos 77 minutos, e Victor Garcia, aos 85, raras vezes se mostrou superior a uma equipa que atua no terceiro escalão.
Salvador Agra tentou conduzir os madeirenses ao sucesso, sobretudo no primeiro tempo, acertando mesmo no poste, à passagem do quarto de hora, antes de Ricardo Gomes obrigar Cléber Santana a evitar o golo dos ‘alvinegros’.
O extremo do Nacional voltaria a assustar à meia hora, num livre que passou perto da baliza da formação de Torres Vedras, que, na primeira parte, apenas ameaçou os visitantes num remate de Tiago Esgaio.
No regresso do descanso, e com o terreno de jogo em condições adversas, o Nacional caiu claramente de produção, não conseguindo construir qualquer lance de verdadeiro perigo durante largo período.
À entrada para o último quarto de hora, Tiago Esgaio obrigou Rui Silva a intervenção apertada e, logo de seguida, Hélio Vaz desperdiçou a grande ocasião criada até então, quando tinha tudo para fazer finalizar com sucesso um contra-ataque do Torreense.
A expulsão de Sequeira dificultou ainda mais a tarefa do Nacional, que viu Pedro Bonifácio falhar duas oportunidades flagrantes, a primeira na ‘cara’ de Rui Silva e a segunda ao falhar uma grande penalidade, aos 87 minutos, que tinha originado a expulsão do ‘alvinegro’ Victor Garcia.
Contudo, o avançado do Torreense manteve a frieza nos instantes finais e redimiu-se mesmo dos lances anteriores, trabalhando bem dentro da área e atirando para o fundo das redes de Rui Silva, não dando qualquer hipótese de reação ao Nacional até final.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.