Fernando Gouveia da Veiga entregou hoje a sua candidatura à Direcção do Belenenses afirmando que pretende criar um ''clube vencedor'', implementar um projecto desportivo e fazer uma reforma profunda em termos administrativos, financeiros e comerciais.
O advogado de 36 anos, que falava à saída da secretaria do clube do Restelo, junto às piscinas, onde entregou toda a documentação necessária para a sua candidatura, salientou que o argumento principal da sua campanha é de ''dar um rumo ao Belenenses''.
''Os sócios vão ter de avaliar o que se passou nos últimos dois anos, nomeadamente a descida de divisão no ano passado, com um orçamento de 7,4 milhões de euros. O Eng. Cabral Ferreira terá de responder também pela perda de associados. Nos últimos dois anos, pelas nossas contas, o Belenenses perdeu cerca de 8 mil'', afirmou Gouveia da Veiga.
Em relação aos desejos de Cabral Ferreira em ver o Belenenses na Liga dos Campeões, Gouveia da Veiga coloca água na fervura e assevera que, primeiro, o clube tem de criar uma estrutura profissionalizada.
''Não se pode falar de Liga dos Campeões quando se tem um clube que não está minimamente organizado, nem tem uma estrutura profissional para isso. Temos de fazer uma coisa de cada vez. Queremos lotar o clube dessa estrutura para que depois possa competir regularmente nas provas europeias. Mas primeiro há um grande trabalho a fazer'', afiançou o candidato.
Com o lema ''Oportunidade ao Futuro'', Gouveia da Veiga afirmou aquando da sua apresentação, a 05 de Março, que é urgente avaliar a situação financeira do Belenenses, com dívidas a rondar os 17 milhões de euros, divididas pelo passivo do clube (oito milhões de euros) e da SAD (6,5 milhões) e à segurança social (2,5 milhões).
Da lista de Gouveia da Veiga consta nomes como o de Carlos Pereira Martins, actual presidente da Assembleia-geral da SAD do Belenenses, e João Almeida, deputado pelo CDS-PP, respectivamente para a presidência e vice-presidência da Assembleia-geral.
João Torrado, António Soares, Pedro Patrão e Nuno Almeida Costa serão os vice-presidentes que compõem esta lista, enquanto Nuno Valério encabeçará o Conselho Fiscal.
Na quarta-feira o actual presidente, Cabral Ferreira, entregou a sua recandidatura, e sexta-feira, às 16 horas, no restaurante Jardim do Marisco, José Duarte Ferreira, gestor comercial de 51 anos, irá apresentar a sua lista, de onde consta o nome de Mendes Palitos (candidato derrotado nas últimas eleições) para a presidência da mesa da Assembleia-geral.
As eleições realizam-se a 28 de Abril, dia em que a equipa principal de futebol recebe o Beira-Mar, em jogo da 27ª jornada da Liga.
LUSA