O Estádio da Luz é hoje palco do grande jogo da 23ª jornada da Liga portuguesa de futebol, com FC Porto e Benfica, primeiro e segundo classificados, separados apenas por um ponto, a discutirem a liderança da prova.
Com o guarda-redes Quim e o ''maestro'' Rui Costa de volta, mas sem o defesa Luisão, os ''encarnados'' esperam no ''inferno da Luz'', onde ainda só cederam um empate na Liga, alcançar pela primeira vez esta temporada o primeiro lugar do campeonato.
Por seu turno, o FC Porto, que vem de uma derrota caseira (1- 0) e uma exibição menos conseguida frente ao Sporting, conta com o regresso do jovem astro brasileiro Anderson cinco meses depois de se ter lesionado, na partida da primeira volta contra às ''águias''.
O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, vai poder também contar com o central brasileiro Pepe, já recuperado de uma pequena mazela, enquanto o avançado argentino Lisandro Lopez se mantém ausente devido a problemas físicos.
No encontro de abertura da ronda, o Belenenses, com um golo de Dady (17 minutos), consolidou uma posição europeia, subindo provisoriamente ao quarto posto, por troca com o Sporting de Braga, que hoje visita o terreno do Marítimo, onde os ''arsenalistas'' não ganham há 16 anos.
Por seu turno, o Paços de Ferreira cedeu terreno na luta pela qualificação europeia, ao perder com o Boavista, por 3-1, podendo ser ultrapassado no sexto posto pelo Nacional e pela União de Leiria, que visitam, respectivamente, a Naval 1º de Maio e a Académica.
O Vitória de Setúbal recebe um tranquilo Estrela da Amadora e poderá aproveitar para respirar um pouco, aproveitando a derrota do Desportivo das Aves.
No último encontro da ronda, na segunda-feira, o Sporting, já conhecendo o resultado do Benfica - FC Porto, recebe o Beira-Mar, que quer fugir dos lugares de despromoção.
LUSA