O Rio Ave consolidou hoje a liderança da Liga de Honra de futebol, ao receber e vencer o Feirense por 2-1, em jogo da 23ª jornada, na qual somou o 15º encontro consecutivo sem perder.
Os vila-condenses, que perderam pela última vez precisamente no terreno do Feirense, aumentaram para três os pontos de vantagem sobre o Leixões, segundo classificado, que sábado empatou 0-0 na visita ao Vitória de Guimarães.
Moralizada pelos resultados positivos, a equipa orientada por João Eusébio respirou confiança no relvado, entrando muito bem na partida, com Keita a desperdiçar uma boa oportunidade para marcar logo aos 09 minutos, após excelente jogada de Fábio Coentrão, que alegadamente na próxima época vai representar o Benfica.
Mas foi preciso esperar apenas quatro minutos para o melhor marcador do Rio Ave se redimir da perda anterior e fazer o primeiro golo do encontro, na sequência de um bonito lance protagonizado por Niquinha, Delson e Keita.
O conjunto da casa continuou a pressionar e as ocasiões de perigo sucederam-se junto à baliza de Paiva, que chegou a introduzir a bola nas suas redes, aos 30 minutos, mas o árbitro já tinha assinalado uma falta dos vila-condenses.
Do Feirense, tudo o que se viu na primeira parte foram dois livres de Hélder Ferreira, tirados ''a papel químico'', ambos bem defendidos por Mora.
E quando todos já esperavam o intervalo, Fábio Coentrão sofreu uma grande penalidade, batida sem dificuldades por Milhazes, que assim ampliou a vantagem para 2-0.
Na segunda metade, o jogo foi disputado a um ritmo menos elevado, embora o Feirense procurasse intensificar a pressão a partir dos 65 minutos, numa altura em que o tempo para inverter o resultado começava a escassear.
Já sem Delson e Fábio Coentrão, ambos substituídos devido a lesão (o jovem avançado ficou a queixar-se de um pulso após o lance da grande penalidade e foi mesmo levado para o hospital), o Rio Ave apostou mais no contra-ataque, algumas vezes perigoso, mas sem efeitos no marcador.
Apesar da força de vontade demonstrada, sobretudo nos últimos minutos, o máximo que o Feirense conseguiu foi reduzir nos descontos para 2-1, um resultado que, embora permita à equipa de Henrique Nunes manter o quinto lugar do campeonato, deixa-a agora a oito pontos do Rio Ave e a cinco do Leixões, segundo classificado.
Ficha do Jogo:
Marcadores:
1-0, Keita, 13 minutos.
2-0, Milhazes, 50.
2-1, Gabi, 96.
- Rio Ave: Mora, Vítor Gomes, Danielson, Bruno Mendes, Milhazes, André Vilas Boas, Evandro, Niquinha, Delson (Laércio, 30), Keita (Costé, 80) e Fábio Coentrão (Chidi, 51).
(Suplentes: Adriano, Ricardo Jorge, Laércio, Gama, Ronaldo, Chidi e Costé).
- Feirense: Paiva, Hernâni, Mamadi, Luciano, Márcio, Tiago (Jorge Leitão, 62), Hélder Sousa (Carlos Pinto, 46+), Cris, Hélder Ferreira, Nuno Sousa (Vitinha, 62) e Gabi.
(Suplentes: Hélder Godinho, Carlos Pinto, Vitinha, Abdoulaye, Gaúcho, Jorge Leitão e Galhano).
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para André Vilas Boas (06), Hélder Sousa (42), Mamadi (48+), Niquinha (82) e Evandro (84) e Hernâni (91).
Assistência: Cerca de 5.000 espectadores.
LUSA