loading

Bwin Liga: Académica e U. Leiria empatam a zero

A Académica somou hoje o sexto encontro consecutivo sem vencer em casa, ao empatar a zero com a União de Leiria, um resultado aceitável entre vizinhos, a contar para a 23ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Necessitada de pontos, a formação de Coimbra, que não vence como anfitriã desde 26 de Novembro (3-1 ao Beira-Mar), acaba por ser a mais penalizada com o resultado, até porque o Vitória de Setúbal já só está a um ponto e o Beira-Mar (a cinco) apenas joga segunda-feira.

Por seu lado, a União de Leiria, agora orientada por Paulo Duarte (era adjunto do ''chicoteado'' Domingos Paciência), não soube tirar vantagem da expulsão do ''estudante'' Kaká (49 minutos), ficando, com este empate, mais longe dos lugares europeus.

A equipa da casa, com menos um elemento em quase toda a segunda parte, devido à expulsão de Káká, foi, ainda assim, a equipa que mais perto esteve de obter a vitória, mas a ineficácia na finalização, aliada à falta de sorte, ditou o ''nulo''.

Paradoxalmente, a União de Leiria, com mais um elemento durante os últimos quarenta minutos, decaiu de rendimento e podia ter sido surpreendida na parte final.

A União acaba por fazer um bom resultado em Coimbra, à semelhança dos últimos três anos, em que saiu sempre vitoriosa da cidade do Mondego (2-1 em 2003/2004, 1-0 em 04/05 e 3-1 em 05/06).

O médio Sarmento surgiu, com surpresa, no ''onze'' de Manuel Machado, técnico dos ''estudantes'', enquanto na União de Leiria, apenas Éder foi surpresa na formação que jogou de início, actuando no lugar do ''excluído'' Rossato, de fora por problemas disciplinares.

A partida prometeu muito no primeiro quarto de hora, com Joeano a bisar as oportunidades de golo, aparecendo Filipe Teixeira a municiar o artilheiro. A essa tendência, responderam os leirienses, com Harison a centrar bem, mas Paulo César a emendar de cabeça para as malhas laterais da baliza de Pedro Roma.

O jogo entrou num período de letargia, sacudido apenas nos últimos cinco minutos da primeira metade. Dame rematou forte para defesa apertada de Fernando e, dois minutos mais tarde, foi a vez de Lino, com o guardião leiriense a defender para a frente, sem que ninguém aparecesse para a emenda.

Já no período de descontos, aos 47 minutos, Touré teve a melhor oportunidade da sua equipa, mas Pedro Roma defendeu por instinto, com Paulo César a falhar a emenda, já que Káká foi mais lesto a despachar o esférico.

A segunda metade não podia ter começado pior para a Académica, que viu Káká ser expulso, aos 49 minutos, ao impedir Harison, que se isolava, com perigo, para a baliza de Pedro Roma.

Com uma enorme assobiadela por parte dos adeptos, o técnico da Académica tirou o ponta-de-lança Joeano e fez entrar para o seu lugar o defesa central Medeiros, numa clara atitude defensiva, vendo a sua equipa reduzida a 10 elementos.

Com menos um jogador, os ''estudantes'' bem lutaram para levar de vencida os leirienses. O avançado Dame foi bastante criativo, mas perdulário, já que desperdiçou uma boa mão cheia de oportunidades (58, 66, 72, 74 e 75 minutos(.

Acrescido a este panorama, Filipe Teixeira e Litos, aos 78 e 86 minutos, respectivamente, também tiveram tudo para marcar, mas falharam o mais fácil, o golo. Paulo César, também podia ter marcado, aos 84, mas Pedro Roma opôs-se bem.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?