Os atletas Pelé e Yazalde foram incluídos pelo selecionador da Guiné-Bissau, Baciro Candé, numa lista de 35 jogadores pré-convocados para a Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol, a disputar no Gabão no próximo mês de janeiro.
Pelé, contratualmente ligado ao Benfica e Yazalde, do Rio Ave, representaram as seleções das camadas jovens de Portugal, mas agora aceitaram juntar-se à equipa principal do país de onde são originários os seus progenitores.
O médio Pelé nasceu na Guiné-Bissau, mas ainda criança mudou-se para Portugal, enquanto o avançado Yazalde nasceu e foi criado no território luso. Nunca visitou a Guiné-Bissau.
Além dos dois jogadores, Baciro Candé chamou ainda pela primeira vez para a seleção dos 'Djurtus', Nandjack 'Eliseu' Cassamá, do Rio Ave, Mama Samba Baldé, do Sporting B, Edilino Ié, do Sporting de Braga B, Gotwaldo Alves Almada 'Guti', do Real Sport Clube, e Aldair Baldé, do Olhanense.
A lista, da qual serão retirados 12 jogadores para atingir os 23 que irão à CAN, figuram também pela primeira vez Francisco Júnior (Santos), formado no Benfica, mas atualmente a jogar na Suécia, e Buomesca Tué Na Bangna, que joga nos cipriotas do AEL Limassol e que é irmão de Bruma, antigo jogador do Sporting e atualmente a jogar no Galatasaray.
A Guiné-Bissau abre a fase final da CAN no dia 14 de janeiro, defrontando precisamente a seleção da casa, naquela que será a primeira participação na mais alta competição de futebol entre os países africanos.
Os 'Djurtus' integram o grupo A, com os Camarões, Burkina Faso e o anfitrião Gabão.