O Vitória de Guimarães consentiu um empate em casa com o Desportivo de Chaves, 1-1, e deixou assim escapar a hipótese que tinha de igualar o Sporting de Braga no quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol.
Destaque ainda, nos jogos de hoje da 12.ª jornada, para os 3-1 do Moreirense ao Nacional, com a equipa de Moreira de Cónegos a entregar a lanterna-vermelha ao adversário madeirense, saindo também da zona de despromoção, por troca com o Tondela.
No Estádio D. Afonso Henriques, a equipa de Pedro Martins chegou cedo ao golo, com Hernâni a inaugurar o marcador aos três minutos. Depois, os vimarenenses foram perdulários e não aumentaram a vantagem, com a sua situação a piorar aos 83 minutos, quando João Patrão repôs a igualdade.
O Vitória está agora com 21 pontos, a dois do Sporting de Braga - derrotado no sábado no Dragão pelo FC Porto, por 1-0. O quinto lugar continua no entanto firme, já que os imediatos perseguidores são Rio Ave e Marítimo, que seguem com 17 pontos.
Com 16 pontos, o Desportivo de Chaves ocupa o oitavo lugar.
Ao rubro esteve a luta pela fuga aos lugares de descida, com último e penúltimo a defrontarem-se em Moreira de Cónegos. Ganhou o Moreirense, por 3-1, subindo com este triunfo de último para 14.º, ultrapassando quatro adversários.
Ainda com reflexos nesta zona da tabela, o Arouca ganhou por 2-0 em casa do Feirense, enquanto que o Paços de Ferreira só joga na segunda-feira contra o Boavista.
O Moreirense chega aos 11 pontos, tantos quantos tem o Feirense. Mais atrás está o Paços de Ferreira, com 10, o Tondela, com nove, e o Nacional, com oito.
Depois de um arranque de época abaixo das expetativas, o 'europeu' Arouca, que já chegou a estar abaixo da 'linha de água', reencontra-se e com a vitória de hoje 'pula' para o meio da tabela - já é 11.º, com 14 pontos, a escassos três do sexto lugar.
No outro jogo de hoje, Estoril-Praia e Belenenses, duas equipas do meio da tabela também (15 e 14 pontos, respetivamente) equivaleram-se em acabaram empatados, 1-1.