loading

Presidente da FIFA quer Mundial com 48 seleções e 16 grupos de três equipas

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, pretende que o Campeonato do Mundo seja disputado por 48 seleções, num formato de 16 grupos de três, revelou hoje à agência France Press (AFP) fonte do organismo regulador do futebol mundial.

Presidente da FIFA quer Mundial com 48 seleções e 16 grupos de três equipas
Futebol 365

Infantino, que já se manifestou várias vezes favorável ao alargamento do Mundial para 48 participantes, quer adotar o novo modelo competitivo a partir da edição de 2026, ainda que esteja também em cima da mesa a possibilidade de aumentar a fase final para 40 equipas ou até manter as atuais 32.

Entre 09 e 10 de janeiro, em Zurique, na Suíça, o dirigente ítalo-suíço vai submeter a proposta de alteração, na reunião do órgão de cúpula da FIFA, cujos membros serão notificados por carta das intenções de Infantino.

“Cada seleção disputará dois jogos no respetivo grupo. Os dois primeiros classificados de cada agrupamento qualificar-se-ão para os 16 avos de final”, explicou a mesma fonte.

Infantino deseja ainda que o Campeonato do Mundo seja organizado por vários países, o que permitirá repartir os custos e “evitará a criação de elefantes brancos”, designadamente, estádios que ficam praticamente abandonados após a realização deste tipo de torneios.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?