A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ordenou hoje a instauração de um inquérito ao lançamento de cadeiras e petardos por parte de adeptos do FC Porto no jogo de domingo com o Benfica.
''Sem prejuízo da regra de segredo processual'', o órgão disciplinar da Liga decidiu divulgar a decisão ''excepcionalmente'' em comunicado, por entender que há ''especial necessidade de esclarecimento público'' quanto ao caso, sucedido domingo no Estádio da Luz, em Lisboa.
O processo de inquérito número 19-06/07 visa a ''determinação das ocorrências relatadas no que toca ao lançamento e rebentamento de petardos, bem como ao lançamento de cadeiras, e respectivas consequências, levadas a cabo pelo Visitante 'Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD''.
O comunicado acrescenta que, com este inquérito, pretende-se obter a ''qualificação jurídico-disciplinar'' das ocorrências registadas no Estádio da Luz, de onde o FC Porto saiu no comando da Liga com o mesmo ponto de vantagem sobre o Benfica, após o empate 1-1, em desafio da 23ª jornada.
Apesar disso, a Comissão Disciplinar hoje já multou o Benfica e o FC Porto em 2.000 e 1.500 euros, respectivamente, por reincidência na violação do artigo 149.0, que tem como título ''Do comportamento incorrecto do público''.
LUSA