O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, considerou hoje que o jogo de sexta-feira, com o Vitória de Setúbal, da 24ª jornada da Liga portuguesa de futebol, ''vai ser mais difícil do que com o Benfica''.
Jesualdo Ferreira espera que a sua equipa jogue ainda melhor do que na Luz (1-1), pois só assim poderá ultrapassar os problemas inerentes à ausência de alguns jogadores como Raul Meireles, Paulo Assunção e Lisandro López.
O treinador portista, que esta semana só conta com 20 jogadores disponíveis, tendo mesmo sido obrigado a solicitar a dispensa de Castro da selecção de sub-19, para trabalhar com o plantel, reconhece que o panorama não é o melhor.
Para além do ausente Raul Meireles, por castigo, e dos problemas físicos que afectam Pedro Emanuel, Ibson, Lisandro, Paulo Assunção, Bruno Morais, Ibson e Renteria, Jesualdo Ferreira vai ser obrigado a mexer na equipa com os ''sadinos''.
Jesualdo Ferreira reconhece que o Vitória de Setúbal está a atravessar uma fase conturbada, do ponto de vista desportivo e financeiro, ''mas é neste tipo de jogos que as equipas se transcendem e superam''.
O treinador dos ''dragões'' confirmou que o médio Castro, ''farol do que o FC Porto projecta para a área da formação'', vai ser convocado, mas escondeu o jogo quanto às alternativas para o meio- campo.
Jesualdo Ferreira admite que o seu meio-campo possui três ou quatro jogadores chave que estão a acusar algum desgaste e que não tem havido alternativas para os substituir, pelo que a equipa perde eficácia e constância.
Por todas as razões apontadas, e até porque o quadro psicológico deste jogo é diferente do verificado com os ''encarnados'', o treinador dos ''dragões'' entende que este encontro é mais difícil do que com o Benfica.
Sem abrir o jogo, o treinador não especificou se vai contar com João Paulo, Jorginho ou mesmo com o apagado Hélder Postiga.
Jesualdo Ferreira reconheceu que ''o calendário do FC Porto é o mais difícil de todos'', face aos perseguidores Benfica e Sporting, embora a sua preocupação seja a de ganhar os jogos e não pensar nos desempenhos ou resultados dos mais directos opositores.
A sete jornadas do final do campeonato, está a cumprir-se a premonição do treinador, que já adivinhava uma segunda volta muito difícil, apesar dos sete e oito pontos de vantagem de que chegou a dispor.
''Estamos empenhados a lutar pelo título até à última jornada'', referiu Jesualdo Ferreira, que traçou como objectivo ganhar os jogos que o FC Porto tem ainda por fazer e ficar indiferente ao resultado do dos rivais.
O FC Porto treina pelas 10 horas de quinta-feira no Estádio do Dragão, após o que Jesualdo Ferreira dará a conhecer a lista de convocados para o jogo com o Vitória de Setúbal.
LUSA