O Benfica inicia hoje frente ao Espanyol, em Barcelona, o primeiro de quatro ''actos'' que o podem conduzir até Glasgow, palco da final da Taça UEFA de futebol, na primeira mão dos quartos-de-final da prova.
Entre os últimos oito ''sobreviventes'', a equipa portuguesa, cujos responsáveis já definiram como objectivo a conquista do troféu, defronta o 10º classificado da Liga espanhola e detentor da Taça do Rei, no Estádio Olímpico de Montjuic, a partir das 19:45 (em Lisboa), sob arbitragem do holandês Eric Braamhaar.
Ainda sem o lesionado defesa brasileiro Luisão e não contando com o médio grego Katsouranis, admoestado com dois cartões amarelos em jogos anteriores, Fernando Santos, técnico ''encarnado'', deve voltar a apostar no ''maestro'' Rui Costa, subsistindo a dúvida sobre a utilização de Nuno Gomes ou do brasileiro Derlei no ataque.
Ernesto Valverde, técnico da equipa catalã, também tem dois jogadores habitualmente titulares em dúvida, Chica e Riera, mas ambos integraram o lote de convocados, podendo ser opções para o ''onze'' inicial.
Os ''periquitos'' venceram as cinco partidas europeias realizadas em casa esta época, enquanto o Benfica só ganhou fora na segunda mão dos 1/16-de-final da UEFA, diante dos romenos do Dínamo Bucareste (2-1), num total de seis partidas disputadas.
As ''águias'' não ganharam em qualquer dos últimos oito encontros com equipas espanholas, incluindo a sua mais pesada derrota na Europa: 7-0, na visita ao Celta de Vigo, na primeira mão da terceira ronda da UEFA de 1999, equipa na qual jogava Velasco, actualmente ao serviço do Espanyol.
Caso consiga resultados positivos em Espanha e, dentro de uma semana, no Estádio da Luz, o Benfica enfrentará nas meias-finais o vencedor da eliminatória entre os holandeses do AZ Alkmaar e os alemães do Werder Bremen, onde alinha o internacional português Hugo Almeida, para conseguir o ''bilhete'' mais desejado para Hampden Park, em 16 de Maio.
LUSA