O Benfica sobreviveu hoje em Barcelona, apesar da derrota por 3-2 imposta pelo Espanyol, numa ronda da primeira mão dos quartos-de-final da Taça UEFA em futebol cem por cento vitoriosa para as equipas espanholas.
Não obstante os sucessos das equipas do país mais representado na prova, apenas o do Osasuna, em Leverkusen, por 3-0, augura boas perspectivas para o segundo confronto, pois o Sevilha FC, detentor do troféu, e o Espanyol impuseram-se pela margem mínima em casa.
Os catalães chegaram facilmente ao 3-0, mas dois golos do Benfica no espaço de dois minutos reacenderam a esperança, enquanto os campeões estiveram a perder na recepção ao Tottenham, mas venceram por 2-1 e o ''nulo'' no AZ Alkmaar-Werder Bremen também não foi conclusivo.
Em Barcelona, os golos de Tamudo, aos 15 minutos, e Riera, aos 33, permitiram aos locais chegar ao intervalo com uma confortável vantagem, que o uruguaio Walter Pandiani dilatou aos 58, concretizando o 10º golo na competição e consolidando a liderança dos ''artilheiros''.
O Benfica tremeu sob o espectro de um resultado irrecuperável no Estádio da Luz, mas recompôs-se a tempo e reduziu graças aos remates certeiros dos avançados Nuno Gomes, aos 63 minutos, e Simão, aos 65, que apontou o 499º golo ''encarnado'' nas provas europeias.
O Sevilha também obteve um triunfo perigoso na recepção ao Tottenham, que abriu a contagem logo aos dois minutos, por intermédio do avançado Robbie Keane, um dos ''carrascos'' do Sporting de Braga nos oitavos-de-final, em que os ingleses eliminaram os minhotos.
Uma grande penalidade convertida aos 19 minutos pelo avançado Kanouté permitiu ao campeão restabelecer a igualdade e partir em busca de um resultado mais tranquilizador, consumando a reviravolta ainda antes do intervalo, aos 36, com tento do russo Kerzhakov.
O Osasuna, pelo contrário, já está com um ''pé'' nas meias- finais, depois do robusto triunfo conquistado hoje na Alemanha, onde o Bayer de Leverkusen caiu por surpreendente 3-0, materializado por intermédio de Cuéllar (01), David López (71) e Webó (73).
Na Holanda, em jogo arbitrado por Olegário Benquerença e em que o avançado português Hugo Almeida foi titular no Werder Bremen (substituído aos 67 minutos por Aaron Hunt), o AZ Alkmaar foi incapaz de aproveitar a vantagem de actuar em casa e cedeu um empate 0-0 na recepção ao clube alemão.
Os encontros da segunda mão dos quartos-de-final estão agendados para 12 de Abril, dia em que o Benfica procura recuperar a desvantagem trazida hoje de Espanha e qualificar-se para as meias- finais da Taça UEFA, um feito na história recente do clube lisboeta.
LUSA