O Paços de Ferreira recebeu e venceu hoje o Belenenses, que não perdia na Primeira Liga há cinco jogos, por 1-0, e afastou-se dos últimos lugares, no arranque da 14.ª jornada.
Welthon fez a diferença no jogo aos 50 minutos, ao anotar o quinto golo da sua conta pessoal no campeonato, beneficiando de um ressalto à entrada da área do Belenenses para 'fuzilar' Joel Pereira, e fixar o resultado num jogo em que o Paços foi mais eficaz.
Vasco Seabra, no Paços de Ferreira, devolveu a titularidade a Barnes e a Filipe Ferreira, este último após lesão, por troca com João Góis e Gleison, de início em Braga (derrota por 3-0), na última jornada, enquanto Quim Machado, no Belenenses, trocou apenas Yebda por Vítor Gomes relativamente ao jogo com o Marítimo (vitória por 1-0).
Confortado por um percurso recente sem derrotas (quatro jogos para o campeonato e um quinto para a Taça da Liga), o Belenenses entrou melhor no jogo, com um meio campo pressionante a retirar espaço ao adversário e uma saída para o ataque assente em processos simples.
O Paços procurava reencontrar a equipa dominante frente ao Boavista, duas jornadas antes, mas tinha dificuldade em ter bola, iniciando várias vezes as jogadas em pontapés longos do guarda-redes, quando a tinha a meio campo, faltavam apoios e acumulavam-se passes errados, e os lances de bola parada surgiam mais como opção do que como alternativa.
Neste registo ainda assim de equilíbrio, embora com alguma supremacia dos 'azuis' do Restelo, os locais foram quem mais perigo criou: aos 11 minutos, num dos raros lances corridos dos pacenses próximo da área, Ivo Rodrigues livrou-se' de Gerso, centrou na esquerda e Welthon, na área, chegou atrasado para emendar.
Aos 30 minutos, após canto curto da direita, Pedrinho centrou para um cabeceamento de Ricardo que levou a bola ao 'ferro' da baliza de Joel Pereira. Em contraponto, o Belenenses só nos descontos deu trabalho a Rafael Defendi, num remate de Camará.
O Paços surgiu na segunda parte um pouco mais rápido sobre a bola e a tentar jogar em antecipação, tirando partido de uma ligeira quebra do Belenenses, menos dominante e a possibilitar um domínio repartido.
Só depois do golo de Welthon e das substituições efetuadas, o Belenenses voltou a mandar no jogo, com Miguel Rosa em plano de evidência, mas, em rigor, a equipa orientada por Quim Machado não conseguiu construir grandes situações de golo.
Um corte providencial de Filipe Ferreira na área do Paços, aos 67 minutos, e um cabeceamento de Yebda, aos 80, após saída em falso de Defendi, foram o melhor que o Belenenses, agora com os mesmos 17 pontos na primeira metade da classificação, conseguiu. O Paços, vencedor pela quinta vez em 15 jogos diante dos 'azuis' do Restelo para a I Liga, soma agora 16 e ocupa a 11.ª posição.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.