loading

Liga Campeões: Milan no caminho de Ronaldo, Liverpool no de Mourinho

O AC Milan afastou hoje o Bayern Munique em plena Allianz Arena e marcou encontro com Cristiano Ronaldo (Manchester United) nas meias-finais da Liga dos Campeões em futebol, enquanto o Liverpool é o adversário de José Mourinho (Chelsea).

Liga Campeões: Milan no caminho de Ronaldo, Liverpool no de Mourinho

Depois de ter cedido um empate caseiro a dois golos, o conjunto transalpino, já com seis ceptros (1963, 69, 89, 90, 94 e 2003), resolveu praticamente a eliminatória na primeira metade, que, graças a grande eficácia, terminou a vencer por 2-0.

O holandês Clarence Seedorf, o único a vencer a ''Champions'' por três clubes (Ajax, Real Madrid e AC Milan), brilhou, ao marcar um grande golo, aos 27 minutos, e isolar, aos 31, de calcanhar, Filippo Inzaghi, que apontou o seu 36º golo em 64 jogos na prova.

Na segunda metade, os bávaros ainda tentaram marcar os dois tentos que forçariam o prolongamento, mas nem um conseguiram, ''destacando-se'' apenas pela indisciplina: Van Bommel e Salihamidzic deveriam ter sido expulsos, por agressões a Ambrosini e Nesta.

Desta forma, o AC Milan tornou-se no ''intruso'' das ''meias'', já que as restantes três equipas são inglesas: o Manchester United e o Chelsea, que se qualificaram terça-feira, e o Liverpool, que tinha garantido praticamente o apuramento na primeira ''mão'', ao vencer por 3- 0 no reduto dos holandeses do PSV Eindhoven.

Hoje, em Anfield Road, o conjunto da cidade dos Beatles, vencedor da prova em cinco ocasiões (1977, 78, 81, 84 e 2005), limitou- se a controlar os acontecimentos, mas, ainda assim, voltou a vencer, graças a um tento do ''gigante'' Peter Crouch, aos 67 minutos.

Desta forma, o Liverpool vai reeditar com o Chelsea a meia- final de 2004/2005: então, e depois de uma igualdade a zero em Stamford Bridge, o ''onze'' do espanhol Rafa Benitez ganhou em casa por 1-0, graças a um tento do seu compatriota Luís Garcia, logo aos quatro minutos, num lance em que a bola... não transpôs a linha fatal.

Nos encontros de terça-feira, o grande destaque vai para o Manchester United (campeão da Europa em 1968, às custas do Benfica, e em 1999), que, após um desaire fora por 2-1, goleou em Old Trafford o AS Roma por 7-1, num embate em que Cristiano Ronaldo voltou a mostrar o porquê de ser o melhor jogador da actualidade.

Com mais uma exibição memorável, coroada com os dois primeiros tentos na prova (44 e 49 minutos) - só havia facturado numa pré- eliminatória -, o jogador luso ficou intimamente ligado ao resultado mais desnivelado de sempre em fase tão avançada da ''Champions''.

Além de ''bisar'', o ''7'' do United fez a assistência (quinta na competição, igualando o brasileiro Juninho, do Lyon, que liderava a lista isolado), para o golo inaugural, apontado logo aos 11 minutos, por intermédio de Michael Carrick, que também ''bisou'', aos 60.

Os outros tentos do conjunto de Manchester, que tinha perdido em Roma por 2-1 e actuou desfalcado de Gary Neville, Vidic, Scholes e Saha, foram apontados por Alan Smith (17 minutos), Wayne Rooney (19) e o francês Patrice Evra (81), enquanto De Rossi apontou o golo solitário dos transalpinos (69).

Por seu lado, o Chelsea, que tinha cedido um empate caseiro com o Valência (1-1), ''gelou'' Mestalla aos 90 minutos, altura em que o ganês Michael Essien apontou o 2-1 final, com um remate rasteiro e colocado, num embate em que Ricardo Carvalho jogou de início ao fim.

A formação espanhola, com Miguel durante os 90 minutos e Hugo Viana nos últimos 18, marcou primeiro, por Fernando Morientes, aos 32 minutos, mas não resistiu ao melhor segundo tempo dos londrinos, que empataram aos 52, com um tento do ucraniano Andrei Shevchenko.

Nas meias-finais (24 e 25 de Abril e 01 e 02 de Maio), a Inglaterra reedita os feitos de espanhóis e italianos - três equipas em 1999/2000 e 2002/2003, respectivamente -, e o AC Milan é o intruso, tal como, noutra medida, o Chelsea, na qualidade de única equipa, das quatro, que nunca venceu a principal prova europeia de clubes.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?