A guarda-redes Rute Costa, do Sporting de Braga, é a grande novidade nas convocadas, divulgadas hoje pela Federação Portuguesa de Futebol, para os jogos particulares da seleção feminina com a Irlanda do Norte, na próxima semana.
O selecionador Francisco Neto chamou a guardião bracarense, que nas seleções apenas conta com uma internacionalização nas sub-19, numa fase em que tem apenas dois golos sofridos em 12 jornadas do campeonato nacional feminino.
Na convocatória, regressam a médio Solange Carvalhas e a defesa Matilde Figueiras, que poderá fazer a sua estreia absoluta pelas AA, embora já tenha sido anteriormente chamado aos estágios da equipa.
Nas escolhas do técnico, de assinalar ainda o regresso da extremo Laura Luís, jogadora que não veste a ‘camisola das quinas’ desde outubro de 2015.
Portugal defronta a Irlanda do Norte a 17 de janeiro, no Estádio Nacional (16:00), e a 19, no Estádio Municipal de Águeda (18:30).
Portugal apurou-se pela primeira vez na sua história para a fase final de um Europeu de futebol feminino, após um ‘play off’ em que venceu a Roménia.
A fase final do Euro2017, a primeira edição com 16 seleções, disputa-se na Holanda, entre 16 de julho e 06 de agosto.
Lista das 20 convocadas:
Guarda-redes: Rute Costa (Sporting de Braga) e Patrícia Morais (Sporting).
Defesas: Carole Costa (BV Cloppenburg/Ale), Matilde Fidalgo (CF Benfica), Matilde Figueiras (Sporting), Raquel Infante (Levante/Esp), Sílvia Rebelo (Sporting de Braga) e Filipa Rodrigues (Estoril-Praia).
Médios: Amanda da Costa (Boston Breakers/EUA), Andreia Norton (Sporting de Braga), Andreia Veiga (CF Benfica), Cláudia Neto (Linköpings FC/Sue), Dolores Silva (USV Jena/Ale), Fátima Pinto (Sporting) e Tatiana Pinto (Sporting).
Avançados: Ana Borges (Sporting), Diana Silva (Sporting), Laura Luís (USV Jena/Ale), Solange Carvalhas (Sporting) e Suzane Pires (Santos FC/Bra).