Os membros responsáveis pelas duas investigações à morte de 96 adeptos de futebol no estádio de Hillsborough, em 1989, entregaram hoje à justiça britânica ficheiros sobre 23 pessoas e organizações que poderão ter responsabilidade criminal na tragédia.
O Ministério Público terá agora de decidir se leva a julgamento 15 pessoas que poderão estar diretamente ligadas com as causas da tragédia e mais oito pessoas por alegado encobrimento de falhas policiais durante as operações de segurança e salvamento.
A polícia do condado de South Yorkshire, que um júri concluiu ter cometido erros que contribuíram para a morte de 96 adeptos do Liverpool devido à sobrelotação do estádio do Sheffield Wednesday, já veio pedir “desculpas, sem reservas”, às famílias das vítimas.
Os jurados consideraram que a polícia inglesa cometeu erros, tanto no planeamento da segurança da meia-final da Taça de Inglaterra entre o Liverpool e o Nottingham Forest, como no dia do jogo, que contribuíram para a maior tragédia nos estádios britânicos.