O futebolista do Belenenses Ruben Amorim afirmou hoje que ''a equipa sente-se bem e confiante'' para o jogo da meia-final da Taça de Portugal, quinta-feira, frente ao Sporting de Braga, e que vai dar tudo para conquistar o troféu.
O médio, que falava aos jornalistas no final do treino realizado no Estádio do Restelo, aproveitou o momento para apelar aos sócios e adeptos do Belenenses a estarem presentes para verem ''um jogo com duas boas equipas''.
''A final está tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe. Faltam 90 minutos contra uma equipa forte e que, por ter poupado ontem (segunda-feira) jogadores muito importantes contra o Benfica, mostra que leva muito a sério a Taça de Portugal. Vai ser um grande jogo e espero vencer'', afirmou o camisola ''cinco''.
Para o jogador, de 22 anos, o facto do Belenenses jogar pela primeira vez em ''casa'' esta temporada na Taça de Portugal irá trazer alento à equipa, sobretudo numa altura em que se regista um acréscimo de espectadores no Estádio do Restelo, fruto de campanhas de mobilização de associados, mas também dos bons resultados que apresenta: quarto lugar da Liga.
Fruto das escolas do Belenenses, Ruben Amorim, que foi o último jogador do Belenenses a marcar um golo ao Braga - vitória por 2- 0 na 13ª jornada -, revelou que a equipa esta a sentir ''a pressão natural dos jogos'' e de forma alguma revela superioridade em relação ao Sporting de Braga, porque o treinador, Jorge Jesus, ''não deixa''.
''Só para terem uma ideia, a palestra depois da vitória contra a União de Leiria foi das piores que já tivemos desde o início da época. Isso mostra bem a forma como encaramos os jogos. Se no início da época ele nos fez acreditar que não éramos a pior equipa, agora também não nos deixa pensar que somos muito bons'', disse.
Questionado sobre as afirmações que têm vindo a público, pela voz de José Duarte Ferreira e Gouveia da Veiga, respectivamente candidatos à presidência pela lista B e C, que afirmam que o Belenenses está em crise e que os jogadores estão em risco de não receberem os ordenados, Ruben Amorim é claro e diz que está tudo em dia.
''Isso não nos afecta porque não há crise. Está a ser tudo cumprido. Sabemos do esforço do clube e também não devemos pensar nisso. Neste momento não temos tido prémios de jogo além do nosso ordenado, mas isso não é o importante, o que nos interessa é conquistar títulos. Até porque poucos jogadores têm títulos aqui'', concluiu.
O Sporting de Braga atingiu por quatro ocasiões a final da Taça de Portugal, vencendo apenas uma vez, precisamente a primeira vez que chegou ao Jamor, na temporada 1965/66, vencendo na altura o Vitória de Setúbal.
Por sua vez, o Belenenses disputou por sete ocasiões a final da Taça, vencendo três: na época 1941-42 frente ao Vitória de Guimarães (1-0), em 1959/60 contra o Sporting (2-1) e pela última vez, ante o Benfica, na temporada 1988/89 (2-1).
A meia-final da Taça de Portugal que coloca frente-a-frente Belenenses e Sporting de Braga realiza-se quinta-feira, às 21:00, no Estádio do Restelo e terá a arbitragem do portuense Jorge Sousa.
Quarta-feira, realiza-se a outra meia-final, no Estádio José Alvalade, onde o Sporting, ante o Beira-mar, vai discutir as aspirações do troféu que venceu pela última vez em 2001/02 (vitória por 1-0 frente ao Leixões).
A formação de Aveiro conquistou a Taça uma única vez, precisamente na temporada 1998/99, vencendo o Campomaiorense por 1-0.
LUSA