O Inter de Milão desperdiçou hoje uma oportunidade de se sagrar virtual campeão de Itália e fazer a festa no seu estádio de San Siro, ao perder com a Roma (3-1 e averbar a primeira derrota no presente campeonato.
O jogo, em atraso da 22ª jornada - a que foi suspensa no seguimento dos incidentes na Sicília - poderia ser o da consagração do Inter, mas os ''lobos'' romanos ''não quiseram'' colaborar na festa.
O Inter tem agora 13 pontos de avanço sobre a AS Roma, quando faltam seis jornadas para o fim da prova, ou seja 18 pontos por disputar.
A equipa de Luís Figo - que está à beira de ser tornar bicampeão de Itália, no que deve ser a sua última época ao mais alto nível - poderá já ser campeã na jornada do fim-de-semana (a 33ª), mas para isso terá de vencer na deslocação a Siena (15º classsificado) e esperar que a AS Roma perca em Bergamo com o Atalanta (8º).
Hoje em Milão o Inter nunca liderou o marcador e aos 42 minutos viu o adversário adiantar-se, com o golo de Simone Perrota, que concluiu um centro de Christian Chivu.
De grande penalidade muito duvidosa Marco Materazzi empatou, aos 49 minutos, relançando as esperanças de ''arrumar'' já hoje a questão do título, mas a equipa romana não se deu por vencida e virou mesmo o jogo.
De livre directo, a 25 metros da baliza, com a ajuda do ressalto na barreira, Francesco Totti fez o 2-1, aos 86 minutos, e mesmo no final Marco Cassetti ampliou, fixando o resultado final.
O Inter, que não perdia um jogo desde a derrota ante o Bayern na fase de grupos da Liga dos Campeões, averbou assim a primeira derrota na Liga de 2006/2007.
Luís Figo foi titular e realizou uma boa exibição, mas não conseguiu inverter a tendência do jogo, que desde cedo foi de ascendente romano.
Com o campeonato a ''cair'' para o Inter, mais jornada, menos jornada, a Itália prepara-se já para o novo embate entre as duas equipas mais fortes da temporada - a final da Taça, marcada para 09 e 17 de Maio.
LUSA