loading

Bwin Liga: FC Porto recebe Jesus com Sporting e Benfica à espreita

O FC Porto pode aproximar-se domingo da renovação do título de campeão nacional de futebol, ao receber o Belenenses, numa 26ª jornada em que Sporting e Benfica estão obrigados a vencer para continuarem a sonhar com o primeiro lugar.

No Estádio do Dragão, a formação de Jesualdo Ferreira, que parte para esta jornada com quatro e cinco pontos de vantagem sobre ''leões'' e ''águias'', respectivamente, enfrenta o surpreendente Belenenses, quarto classificado e semi-finalista da Taça de Portugal, equipa que vem de uma série de cinco vitórias consecutivas e que está invicta nos jogos fora do Restelo na segunda volta da Liga.

Com apenas cinco jogos para o fim da Liga, o FC Porto, que passou com 20 valores ao exame do último fim-de-semana em Coimbra, frente à Académica (2-1), poderá beneficiar de algum cansaço da equipa de Jorge Jesus, que disputa hoje o acesso à final da Taça de Portugal frente ao Sporting de Braga.

Com os olhos postos no Dragão estará o ''adormecido'' Benfica, que entra em campo um dia antes (sábado), na Madeira, frente ao Marítimo, numa partida onde os jogadores ''encarnados'', e sobretudo Fernando Santos, esperam fazer as pazes com os seus adeptos e onde vão tentar salvar a época, depois do afastamento da Taça UEFA e de três empates seguidos para a Liga.

Depois de mais uma igualdade (0-0), na Luz, frente ao Sporting de Braga, a equipa das ''águias'', que no início de Abril estava apenas a um ponto do líder FC Porto, perdeu em apenas 15 dias um lugar nas ''meias'' da Taça UEFA e a segunda posição do campeonato para o eterno rival Sporting.

No Estádio dos Barreiros, Fernando Santos vai jogar a sua continuidade à frente da formação da Luz frente a um Marítimo, 10º classificado, que já não vence há seis jogos, três dos quais em casa, e que se encontra ''ferido'' depois da goleada (4-0) sofrida em Alvalade, numa partida que marcou a estreia de Alberto Pazos no comando dos insulares.

Com lugar reservado na final do Jamor, depois de vencer (2-1) o Beira-Mar, um Sporting moralizado e em forma (cinco triunfos consecutivos) é o último ''grande'' a entrar em campo (domingo), ao receber a Naval 1º de Maio, nona classificada.

Numa altura onde já se saberá os resultados de Benfica e FC Porto, os ''leões'' esperam resolver a partida o mais cedo possível de modo a manter pressão sobre os ''dragões'' e juntar ''forças'' para o ''derby'' da próxima jornada frente aos ''encarnados'', no Estádio da Luz, encontro que Anderson Polga e Liedson, dois dos jogadores mais influentes da equipa, podem falhar caso vejam nesta ronda um cartão amarelo.

Na luta europeia, o Sporting de Braga (quinto classificado) volta ao Minho, depois de uma semana inteira na capital portuguesa, para defrontar a frágil e problemática equipa do Vitória de Setúbal, que voltou a ocupar um dos lugares de despromoção depois da derrota (3- 1) caseira na jornada passada frente ao Beira-Mar.

No encontro de encerramento da ronda (segunda-feira), Jorge Costa vai tentar aproximar-se de novo do quarto lugar e esperar que a sua antiga equipa, o FC Porto, lhe faça um ''pequeno favor'' e bata o Belenenses.

Ainda com aspirações a reservar um lugar nas competições da UEFA na próxima temporada, o Paços de Ferreira (sexto) visita domingo o campo do aflito Desportivo das Aves, ultimo classificado, que vem de uma vitória (4-3) surpreendente na Choupana, encontro que resultou na demissão de Carlos Brito do comando do Nacional.

No mesmo dia, e empatados no sétimo e oitavo lugar com 32 pontos, a formação madeirense, agora liderada pelo sérvio Pedrag Jokanovic, e a União da Leiria, que já não triunfa há sete jogos, encontram-se na cidade do Lis, num encontro que poderá afastar uma das equipas da corrida às competições do ''Velho Continente''.

Na outra ponta da tabela, o Beira-Mar (14º) recebe em Aveiro a Académica (13º) num verdadeiro embate de aflitos, já que as duas equipas estão apenas separadas por três pontos.

Em caso de nova derrota, a ''Briosa'', que está numa série negativa de sete jogos sem vencer, poderá cair ainda mais na classificação e pôr em perigo a sua continuidade na Liga principal na próxima época.

Na partida inaugural da jornada, o Estrela da Amadora, que volta a viver momentos conturbados, com apenas dois triunfos na segunda volta do campeonato, recebe na Reboleira o rei dos empates, o Boavista, num confronto entre formações que, apesar de resultados menos positivos, se encontram nuns tranquilos 12º e 11º lugares, respectivamente, separadas por quatro pontos.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?