A polícia guineense vai colocar hoje 100 agentes nas ruas de Bissau, onde vão estar milhares de adeptos para assistir ao jogo entre a Guiné-Bissau e os Camarões, da Taça das Nações Africanas de futebol, a realizar-se no Gabão.
Celso de Carvalho, comissario adjunto da Polícia de Ordem Pública (POP), disse que “a ‘avalanche’ da população” no primeiro jogo da Guiné-Bissau, frente ao Gabão (1-1) levou a que sejam tomadas medidas preventivas “para evitar situações desagradáveis”.
O responsável notou que a ‘fanzone’ montada no bairro de Ajuda, arredores de Bissau, situa-se numa zona de muito trânsito automóvel, pelo que a polícia tem que estar atenta no local.
Cem agentes, entre os quais da brigada de trânsito e da ordem pública, vão estar nas imediações da ‘fanzone’, onde uma empresa de venda de bebidas alcoólicas colocou um ecrã gigante para a retransmissão dos jogos da CAN.
Apesar dos jogos do torneio serem retransmitidos pela Televisão da Guiné-Bissau (TGB), muitas pessoas, em Bissau, prefere ir à ‘fanzone’, sobretudo pelo ambiente festivo que se sente no local, com música ao vivo e comes e bebes entre milhares de adeptos.
Os guineenses acreditam que os ‘djurtus’ irão vencer a partida diante dos Camarões e há até quem brinque com o facto de o ‘djurtu’ ser cão selvagem, um exímio caçador, logo, um animal com potencial para devorar um camarão.
“É hoje que o ‘djurtu’ come o Camarão. Não vai falhar, vamos ganhar por 2-1”, diz o engraxador dos sapatos numa rua de Bissau.
Nelson, antigo jogador de futebol e hoje funcionário de um banco, também não tem dúvida em como a seleção guineense tem tudo para “petiscar um camarão logo a noite” e diz que a vitória será de uma bola a zero, com o golo da Guiné-Bissau a ser apontado “lá para o final do jogo”, prognostica.
A partida começa às 19:00 (mesma hora em Lisboa).