Pinto da Costa, há 25 anos da presidência do FC Porto, vai formalizar hoje a sua candidatura a novo mandato, apresentando aquela que será, provavelmente, a única lista nas eleições para o próximo triénio, agendadas para Maio.
Até hoje, dia limite para entregue das listas, não se conhece qualquer movimento concorrente ao dirigente que revolucionou o clube e lhe deu inúmeros títulos, conferindo aos ''dragões'' uma dimensão mundial.
Duas Taças dos Campeões Europeus e outras tantas Intercontinentais, uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia são o pecúlio internacional no futebol, que a nível interno conquistou, em 25 anos, 14 campeonatos, nove Taças de Portugal e 14 Supertaças.
O final do mandato de Pinto da Costa fica, no entanto, manchado pela implicação nos casos de corrupção no futebol denominado ''Apito Dourado'', mesmo tendo visto já uma série de processos arquivados.
Dia 29 vai realizar-se uma Assembleia Geral intercalar, obrigatória em ano de eleições, na qual Pinto da Costa poderia prolongar o mandato por mais um ano até ver resolvida a sua situação no ''Apito Dourado'', mas esta hipótese não deverá passar disso mesmo.
Aos 69 anos, Pinto da Costa por uma vez teve concorrência, Martins Soares, que ''esmagou'' nas urnas.apresenta como principal motivação da candidatura a construção do pavilhão gimnodesportivo, que devolverá ao Dragão uma ''casa'' para as modalidades amadoras, dispersas por várias cidades do Norte.
Em 25 anos, Martins Soares foi o único que ousou desafiar Pinto da Costa em eleições e foi ''esmagado'' nas urnas.
LUSA