O Sporting voltou hoje a ‘marcar passo’ na luta pelo título, ao ficar-se por um empate a dois golos no reduto do Marítimo, em embate da 18.ª jornada da Primeira Liga.
Os ‘leões’ estiveram duas vezes em desvantagem, por culpa dos tentos de Éber Bessa, aos oito minutos, e Raul Silva, aos 34, não conseguindo mais do que salvar um ponto, com golos do inevitável Bas Dost, aos 24, e Gelson Martins, aos 60.
A oito minutos do final, o suplente Alan Ruiz ainda conseguiu introduzir a bola na baliza dos insulares pela terceira vez, no que poderia ter sido o terceiro tentos dos ‘leões’, mas foi-lhe assinalado, erradamente, um fora de jogo.
Com este empate, o Sporting, quarto classificado, somou o segundo empate consecutivo a dois e segue agora a seis pontos do FC Porto (4-2 ao Rio Ave), podendo também ficar a quarto do Sporting de Braga e a 10 do líder Benfica.
Por seu lado, o Marítimo, que já tinha imposto nos Barreiros o primeiro e único desaire na prova ao Benfica (2-1), manteve-se, para já, no sexto posto, mas pode ser alcançado na segunda-feira pelo Desportivo de Chaves.
Sem Jefferson e André, ambos lesionados, os ‘leões’ apresentaram como novidade no ‘onze' o jovem João Palhinha - emprestado na primeira metade da época ao Belenenses -, por troca com William Carvalho, relegado para o banco.
O Marítimo, que vinha de três triunfos consecutivos, voltou a contar com os habituais titulares Fransérgio e Edgar Costa, depois de cumpridos os respetivos castigos na última jornada.
No regresso ao banco, após 15 dias de castigo, o técnico do Sporting, Jorge Jesus, viu a sua equipa ficar em desvantagem logo aos oito minutos, num livre direto do brasileiro Éber Bessa, numa execução perfeita, a bater Rui Patrício.
O Sporting reagiu bem ao golo ‘madrugador' dos insulares e, aos 22 minutos, Coates, saltou mais alto que a defesa insular, mas a bola saiu perto do poste esquerdo da baliza do Marítimo.
Mas, da ameaça à concretização, foi um pequeno passo, uma vez que o Sporting empatou aos 24 minutos: livre de Adrien, com o holandês Bas Dost a saltar mais alto do que a defesa maritimista e a apontar o seu 14.º golo no compeonato.
A equipa de Daniel Ramos poderia ter voltado ao comando aos 31 minutos, quando Dyego Sousa, em lance individual, rematou forte, mas à trave.
Ainda antes do intervalo, o Marítimo chegou, porém, ao segundo tento, num lance de bola parada, longe da área, surgindo Raul Silva a cabecear, com alguma facilidade, ludibriando a desatenta defesa ‘leonina’.
Com Alan Ruiz em vez de Marvin Zeegelaar, o Sporting chegou novamente à igualdade aos 60 minutos, por Gelson, que soltou-se da marcação de Fransérgio e aproveitou da melhor forma um cruzamento da esquerda de Bruno César.
Aos 82 minutos, em lance rápido, Alan Ruiz, em posição legal, fez aquele que seria o terceiro golo do Sporting, mas o árbitro anulou o golo aos ‘leões', por alegada posição irregular do argentino.
Ainda antes de se atingir o minuto 90, o Marítimo também poderia ter desfeito a igualdade, mas Fransérgio, em boa posição para finalizar, atirou ao lado.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.