O empate (1-1) sofrido a quatro minutos do fim na visita ao Utrecht praticamente arruinar ou as possibilidades de o PSV Eindhoven conquistar o título de futebol da Holanda, agora ao alcance do AZ Alkmaar quando falta disputar apenas uma jornada.
Tudo parecia correr bem para os líderes, depois de Ibrahim Afellay ter colocado o PSV em vantagem, aos 11 minutos, mas, quando o triunfo parecia garantido, o defesa Aljé Schut empatou e virou o campeonato do avesso.
Com este resultado, o PSV, em que alinha o jovem defesa central internacional português Manuel da Costa e que chegou a ter 11 pontos de vantagem, perdeu a liderança mantida desde 12 Novembro e caiu para o terceiro lugar, em igualdade pontual (72) com AZ Alkmaar e Ajax, mas em desvantagem na diferença de golos.
Após vencer o Heerenveen por 3-1, o AZ Alkmaar, que assim pode conquistar o título que lhe foge desde a longínqua época de 1980/81, tem um saldo positivo de 53 golos, o Ajax de 47 e o PSV de 46.
Na 34ª e derradeira jornada, os líderes recebem o modesto Excelsior (16º classificado), o PSV o Vitesse (12º), enquanto o Ajax visita o Willem II (15º).
LUSA