loading

Crónica: ‘Sprint’ final do FC Porto dá vitória por 2-1 frente ao Estoril

O FC Porto venceu hoje o Estoril-Praia, por 2-1, em jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga, e reduziu provisoriamente para um ponto a diferença para o líder Benfica.

Crónica: ‘Sprint’ final do FC Porto dá vitória por 2-1 frente ao Estoril
Futebol 365

O encontro no Estádio António Coimbra da Mota só foi decidido nos últimos dez minutos, com os golos de André Silva (82), na conversão de uma grande penalidade, e Corona (90), reduzindo ainda Dankler (90+3) para o Estoril. Foi o terceiro triunfo consecutivo dos 'dragões' no campeonato, enquanto o Estoril prossegue a sua 'via sacra' na prova, ao somar a sétima derrota seguida.

Rezava a tradição que a Amoreira era 'terreno minado' para o FC Porto, já que a história declarava antes do apito inicial apenas nove vitórias dos 'dragões' contra oito dos estorilistas, além de sete empates.

Com o líder Benfica num horizonte de quatro pontos, a missão portista era clara: vencer e voltar a pressionar o campeão nacional. Foram a jogo as 'novidades' Maxi e André André entre os portistas, enquanto, no Estoril, o técnico espanhol Pedro Gómez Carmona baralhou e voltou a dar, apresentando quatro mudanças face ao desaire com o Feirense.

Sem surpresa, o FC Porto entrou no encontro mais dominador, tentando subjugar a iniciativa dos anfitriões. A estratégia de Nuno Espírito Santo revelou, porém, alguns 'vícios' de outros jogos: a segurança que exibia a defender era também um travão à velocidade no ataque, que evidenciou pouca dinâmica durante o primeiro tempo.

André Silva e Diogo Jota estavam quase sempre entregues à sua sorte, sem o necessário apoio para criar perigo junto da baliza de Moreira. Curiosamente, o Estoril replicou bem este defeito. Apesar do teórico atrevimento, com um tridente ofensivo constituído por Kléber, André Claro e Tocantins, no relvado as boas intenções não passavam disso mesmo.

E assim se cumpriram 45 minutos pouco interessantes e sem ocasiões de golo, consagrando o primeiro nulo ao intervalo entre as duas equipas desde 1994.

As emoções ficaram guardadas para a segunda parte. Logo aos 46, Felipe esteve muito perto do golo, ao desviar por cima um livre de Alex Telles. Estava dado o aviso dos 'dragões', que recuperavam a arma das bolas paradas, absolutamente decisiva no jogo anterior com o Rio Ave. Pouco depois, foi a vez de André Silva ameaçar de longe, mas com a bola a sair ao lado.

O jogo estava mais rápido e com isso cresceu também a tensão. Aos 71, o FC Porto chegou a colocar a bola na baliza de Moreira, mas o lance foi anulado por alegado fora de jogo de Rui Pedro, entretanto lançado no jogo por Nuno Espírito Santo. Como resposta vieram tochas dos adeptos dos 'dragões' para o relvado, obrigando à interrupção por alguns instantes.

O golo do FC Porto parecia iminente e a ameaça acabou mesmo por se materializar aos 82 minutos. André Silva caiu num contacto com Moreira e o próprio avançado encarregou-se de marcar a grande penalidade que inaugurou o marcador.

Foram minutos de emoções fortes, já que, à entrada para os descontos, Corona, lançado também no segundo tempo, fez o segundo golo do FC Porto. O Estoril já jogava então com dez jogadores, devido à expulsão de Diakhité, mas ainda conseguiu reduzir a diferença com um golo de Dankler (90+3). Porém, a vitória não fugiu ao FC Porto, que assim volta a aproximar-se do topo da Liga.

Programa da jornada

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017
Boavista - Belenenses, 0 - 1

Sábado, 28 de Janeiro de 2017
Tondela - Desp. Chaves, 2 - 0
V. Guimarães - Marítimo, 0 - 0
Nacional - Arouca, 1 - 1
Estoril - FC Porto, 1 - 2
Sporting - Paços Ferreira, 4 - 2

Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2017
V. Setúbal - Benfica, 1 - 0

Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2017
Moreirense - Feirense, 1 - 1
Rio Ave - Sp. Braga, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?