loading

Eusébio: «Pantera negra» poderá ter alta dentro de três a quatro dias

Eusébio, glória do futebol português, que foi hoje operado ''com sucesso'' à artéria carótida interna esquerda, deverá sair terça-feira dos cuidados intensivos do Hospital da Luz, onde está internado, e ter alta dentro de três a quatro dias.

Eusébio: «Pantera negra» poderá ter alta dentro de três a quatro dias
Futebol 365

''Vamos reduzir a medicação durante o dia de hoje. Amanhã (terça-feira) de manhã, se estiver bem, pode eventualmente passar para o quarto e poderá ter alta dentro de três a quatro dias'', revelou o director clínico do hospital, José Roquette.

O ''embaixador'' da selecção das ''quinas'' e do Benfica foi operado, esta manhã, à artéria carótida interna esquerda, de modo a prevenir um eventual acidente vascular cerebral (AVC), depois de ter dado entrada no Hospital de Luz na madrugada de sábado, após ter sentido tonturas durante uma festa de aniversário.

''O Eusébio já acordou, já mexeu tudo, já falou. As próximas 24 horas são críticas e será vigiado nos cuidados intensivos. Para já está tudo perfeitamente bem'', afirmou o cirurgião Germano do Carmo, responsável pela operação ao ''pantera negra'', que durou ''exactamente uma hora e cinco minutos''.

De acordo com Germano do Carmo, o antigo futebolista esteve ''tranquilo e estável durante a altura da anestesia'', tendo despertado um pouco ''refilão''.

''Quando acordou, o Eusébio não registou nenhum problema neurológico e já recebeu a visita da família'', adiantou.

Por seu turno, o director clínico do Hospital da Luz garantiu que vão ''continuar a controlar os factores de risco'' do ''pantera negra'', de 65 anos.

''Em medicina, nunca podemos dizer nem sim, nem não, nem sempre, nem nunca. São processos evolutivos. Vamos propor ao Eusébio que mantenha controlo dos factores de risco e continuar a acompanhá- lo, se ele assim entender'', disse José Roquette.

O responsável do Hospital da Luz alertou ainda para algumas notícias falsas publicadas nos últimos dias na comunicação social que acabaram por destabilizar emocionalmente a família do antigo futebolista.

''A Sandra e a Flora, quando entraram para ver o pai e marido, respectivamente, iam muito emocionadas pois viram notícias que não correspondiam a realidade'', lamentou.

Eusébio da Silva Ferreira, nascido na então Lourenço Marques, foi terceiro no Mundial de 1966, prova em que foi o melhor jogador e o melhor marcador, campeão europeu de clubes em 1962 e três vezes vice- campeão, conquistou duas ''Botas de Ouro'' (melhor marcador dos campeonatos europeus) e um ''Bola de Ouro'' (melhor jogador Europeu).

A nível interno, o ''pantera negra'' conquistou 11 campeonatos nacionais, distinguindo-se como melhor marcador da prova em sete ocasiões, além de ter ajudado o Benfica a conquistar cinco Taças de Portugal.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?