Sporting e Benfica jogam domingo na Luz com a obrigação de ganhar para manterem o sonho do título na Liga portuguesa de futebol, com o FC Porto a praticamente poder selar o ''bis'', na véspera, no Bessa.
À partida para a 27ª jornada, os dois históricos clubes lisboetas apenas podem pensar no triunfo no ''duelo'' mais emblemático do futebol português, sob pena de ficarem irremediavelmente afastados do título, sobretudo se o campeão português vencer sábado o triste Boavista desta temporada.
Ainda assim, Sporting e Benfica aguardam um percalço portista no Bessa, com os ''leões'' de Paulo Bento a tentarem na Luz a sétima vitória consecutiva (e o 15º jogo seguido sem perder) e a ''colagem'' a um ponto ao FC Porto.
Com uma vantagem de quatro e cinco pontos sobre Sporting e Benfica, respectivamente segundo e terceiro classificados, o FC Porto é naturalmente o candidato mais forte a erguer o ceptro, mas está consciente também de que um deslize fatal ou mesmo um empate na curta deslocação ao Bessa pode penalizar uma época inteira na liderança.
Em caso de vitória frente aos ''axadrezados'', e mesmo que um dos clubes envolvidos no ''derby'' lisboeta triunfe, o FC Porto fica numa excelente posição para oferecer o primeiro título a Jesualdo Ferreira, treinador que falhou na Taça (eliminado ante o Atlético) e ''caiu'' na Liga dos Campeões, frente ao Chelsea, de José Mourinho.
Numa jornada que pode decidir o caminho do título em definitivo, Sporting e Benfica pensam também no mal menor: a conquista do segundo lugar e o consequente apuramento directo para a prova dos ''milhões''.
O clássico da Luz está recheado de curiosidades, sendo que o Benfica ainda não perdeu internamente no seu palco esta época (a excepção é o desaire com o Manchester United), enquanto o Sporting não perde na qualidade de visitante, para o campeonato, há 16 meses (apenas ''caiu'' esta época no reduto do Inter de Milão, já campeão transalpino, para a Liga dos Campeões).
Os ''leões'' perderam pela última vez este campeonato frente ao Benfica (2-0, em Alvalade, com golos de Ricardo Rocha e Simão) e as ''águias'' foram derrotadas na Luz, pela derradeira ocasião, também com o Sporting (3-1, na época passada).
Na luta pela UEFA, uma vitória do Paços de Ferreira frente à União de Leiria, sexta-feira, na abertura de ronda, coloca praticamente os pacenses, de forma inédita, na Europa do futebol, onde já ''moram'' o Belenenses (em casa com o Beira-Mar) e o Sporting de Braga (em Coimbra).
Na zona de aflitos, a ''batalha'' está entregue a apenas três equipas, lote do qual sairão as duas despromovidas: Beira-Mar (último) e Desportivo das Aves (penúltimo), ambos com 19 pontos, e Vitória de Setúbal (acima da ''linha de água''), com 20.
A Académica, depois do triunfo em Aveiro, está quase ''salva'', enquanto teoricamente o Aves (três jogos fora nos últimos quatro) e o Vitória de Setúbal (dois fora - um deles com Benfica - e deslocação a Alvalade, após a 27ª ronda) arriscam a despromoção.
LUSA