Bas Dost começou a temporada com o ‘peso’ de ser a contratação mais cara da história do Sporting, mas em apenas meia época justificou os 10 milhões de euros e já leva 18 golos em todas as provas.
A dias de atuar pela primeira vez no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, o avançado holandês, de 27 anos, vai o pisar o relvado com o estatuto de melhor marcador da I Liga, com 16 remates certeiros, em 16 encontros, e a viver o seu melhor momento pelos ‘leões’, tendo marcado em quatro dos últimos cincos jogos, incluindo três ‘bis’.
Contratado para fazer esquecer Islam Slimani, que rumou ao Leicester, Dost cedo mostrou ser um jogador bem diferente do argelino, mas, com o decorrer da época, tem-se afirmado como um verdadeiro ‘homem golo’, aparecendo quase sempre no sítio certo para meter a bola nas redes adversárias.
Com 1,96 metros, o internacional holandês tem no jogo aéreo a sua maior referência, mas conquistou os adeptos do Sporting sobretudo pela sua facilidade de remate e a forma como, dentro da área, foge aos defesas rivais.
Na I Liga, Dost é responsável por quase metade dos 35 golos do Sporting e, sozinho, tem mais tentos marcados do que cinco equipas (Belenenses, Feirense, Estoril-Praia, Nacional e Tondela).
Também no campeonato, o avançado ‘bisou’ pela primeira vez perante o Estoril-Praia (4-2, à sexta jornada) e repetiu o feito frente a Arouca (3-0), Feirense (2-1), Desportivo Chaves (2-2) e Paços de Ferreira (4-2).
Na Liga dos Campeões, Dost mostrou-se mais perdulário e apenas fez um golo nos seis jogos da fase de grupos, perante o Légia Varsóvia (2-0), na segunda jornada. Na Taça de Portugal, prova em que o Sporting também já está eliminado, o holandês fez igualmente um golo, perante o Vitória de Setúbal (1-0), nos oitavos de final.
Formado no FC Emmen, o internacional holandês passou pelo Heracles, mas foi ao serviço do Heerenveen que deu nas vistas, em 2011/12, quando se sagrou melhor marcador do campeonato. Os 31 golos marcados por Dost chamaram a atenção do Wolfsburgo, que contratou o avançado no final da temporada.
Antes de rumar ao Sporting, Dost passou quatro temporadas no emblema germânico, tendo em 2014/15 efetuado a sua melhor época com 20 golos, incluindo um ‘bis’ frente ao Sporting (2-0), na Liga Europa.
Bas Dost vestiu a camisola da Holanda por 12 vezes e tem um golo marcado pela ‘laranja mecânica’.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.