A equipa do 1.º de Maio, da província de Benguela, vai disputar o principal campeonato angolano de futebol de 2017, em substituição do Sport Luanda e Benfica, que suspendeu a sua participação no ‘Girabola’ por motivos financeiros.
A informação foi prestada hoje à agência Lusa pelo diretor do conselho técnico da Federação Angolana de Futebol (FAF), Jeremias Simão, esclarecendo que, dos cinco clubes convidados para preencher a vaga deixada pelas ‘águias’ da capital angolana, apenas o 1.º de Maio, equipa despromovida em 2016, apresentou "garantias financeiras" para o efeito.
"O clube 1.º de Maio de Benguela já enviou um ofício à Federação Angolana de Futebol respondendo afirmativamente ao interesse de participar no ‘Girabola’ 2017", disse Jeremias Simão.
O mesmo responsável acrescentou que aquele clube, em ofício datado de 26 de janeiro, "fez prova de capacidade financeira", o "quarto ponto dos requisitos que exigíamos para os cinco clubes que convidamos para o efeito", explicou ainda.
Após o Benfica de Luanda ter informado da suspensão na participação no ‘Girabola’, concentrando-se nos escalões de formação, a FAF convidou cinco clubes para ocupar a vaga, que seria disputada numa liguilha entre todos.
Além do 1.º de Maio, foram convidadas os 04 de Abril, do Cuando Cubango, e o Porcelana FC, do Cuanza Norte, também despromovidos do ‘Girabola’ em 2016. Da ‘Segundona’ e que falharam a subida de divisão na época transata tinham sido convidadas as formações do Sporting de Cabinda e do Domant, do Bengo.
O ‘Girabola’ de 2017 arranca a 10 de fevereiro e, segundo Jeremias Simão, falta apenas a "formalização" das inscrições dos atletas do 1.º de Maio junto da federação, além da obrigatória vistoria ao campo municipal de Benguela, que deve acontecer na segunda-feira, para concluir o processo.
A época futebolística 2017 em Angola arranca este sábado com o jogo da Supertaça entre o 1.º de Agosto, campeão nacional, e o Recreativo do Libolo, vencedor da Taça e que conquistou a Supertaça em 2016.